As pequenas grandes coisas da vida...

As pequenas grandes coisas da vida…

Por esses dias, enquanto me preparava para uma reunião, em meio ao trabalho de acompanhamento de nossas escolas parceiras, me peguei pensando ao contemplar o meu café fresco sendo coado. Contemplar o café sendo passado se tornou para mim como que um ritual de meditação e conexão com a vida que pede passagem. O som, o cheiro, o calor, o movimento, a fumacinha do vapor, o barulhinho dele descendo com a força da gravidade, o coar sem pressa, o sabor; o saber do café!

O início deste ano, foi bem mais que apenas um início de ano letivo como geralmente costumávamos experimentar. O primeiro trimestre de retomada das aulas está sendo bem mais do que apenas um “voltar novamente para a escola”. Agora o foco vai muito além do “nada mais que abrir planejamentos”, retomar a transmissão de conteúdos importantes nas aulas dadas e depois simplesmente avaliar um desempenho.  Voltar à escola hoje representa a possibilidade de novamente sentirmos que somos capazes de sentir!

O encontro com os alunos no portão do colégio, o encontro com os colegas de trabalho na sala dos professores, o som de brincadeiras, risadas altas e correrias nos corredores e pátios está novamente contando uma história. Mas não qualquer uma. Não uma história igual ou repetidamente já experimentada. Falo aqui de algo inédito, pois durante a pandemia “o outro” foi sinônimo de uma ameaça eminente. Mas hoje na escola, em cada escola, o outro representa, como nunca, uma ponte, um espelho, uma vida, uma história, uma pessoa que venceu comigo!

Neste início de ano, os barulhos, movimentos e cheiros da escola nos revelam: ela está viva! Ela venceu! Sobreviveu às intempéries deste tempo de grandes tormentas. Foram ondas fortes que se chocaram contra suas paredes, seus alunos, suas famílias, seus professores, seus valores e principalmente seus sonhos. Muito mais do que dar a volta por cima, a escola venceu ao elevar, ao levar para cima todos aqueles que, mesmo que por um instante, se sentiram incapazes e pensaram em sucumbir.

Mas ela sobreviveu! E isso foi assim porque antes de tudo, está viva dentro das pessoas que ainda acreditam na força de uma educação que aponta para a vida. Falo de mim, de você e de uma educação que se fez presente por amor e responsabilidade sempre e o tempo todo. Olhar para as telas durante as aulas on-line, era o mesmo que fazer a experiência de olhar para a luz de um farol na encosta rochosa, que em meio à escuridão e rigor dos ventos contrários, seguia firme lá do ponto mais alto mostrando a direção a seguir.

Este foi, sem dúvidas, um tempo de aprendizado sem precedentes. Aprendemos que a internet, com as novas tecnologias, continua não sendo a salvação para tudo, mas se consolidou como importante instrumento de alcance de mentes e corações. Aprendemos que todos os professores têm dentro de si uma criança, um mestre e um “youtuber” (se gostou, clique no sininho, deixe aqui o seu like e se inscreva no canal). É, a educação se fez presente mesmo em meio ao improvável. Somos todos improváveis! Somos todos vencedores deste tempo! Aprovados não por passarmos pela prova, mas por seguirmos o caminho apesar dela.

Por esses dias eu recebi em casa a visita da madrinha de meu filho. Ela me contou o quanto ficou feliz após seu período de recuperação de uma questão muito delicada em sua saúde. Ela me disse que a maior alegria dela ao sair do hospital depois de muitos dias, foi a de parar na rua para comer uma banana. “Que alegria”, ela me dizia em meio à sua comoção ao descrever a cena. A olho nu isso nos passaria batido, mas, depois de todo o aprendizado, um abraço, um poema, um sorriso, um som de voz e até uma banana podem ser um verdadeiro milagre.

Sinto que ela aprendeu muitas coisas em relação ao valor que damos à vida, à presença das pessoas que para nós são fundamentais, às coisas simples que por muitas vezes fazemos em modo de piloto automático. Senti-me provocado enquanto ouvia suas palavras, pois naquela manhã eu havia comido uma banana e não me lembrava de ter ficado tão alegre assim. Vi que precisava ser ainda mais generoso e grato enquanto comia a fruta olhando pela janela de minha cozinha. Ser mais grato pela providência daquele alimento, do trabalho, do sustento, e daquela doçura que trazia para mim uma nova energia.

É certo que os lanchinhos do recreio, com banana ou sem, terão um sabor diferente em nosso paladar daqui por diante nas escolas. Por esses dias eu visitei um colégio parceiro para um momento de formação de professores. Enquanto iam me apresentando os espaços da escola, fui alcançado pelo cheirinho de bolo que tinha acabado de sair do forno. A mãe da mantenedora do colégio era a responsável pela cozinha. Ela precisou retornar ao trabalho para esta volta às aulas, pois com a movimentação de colaboradores e os desafios orçamentários, precisaram reajustar algumas estruturas de operação para seguirem adiante.

O cheirinho do bolo de cenoura que as crianças comeriam nos minutos seguintes, irradiava pelo ar daquele lugar sagrado, que a vida era soberana por ali. E mesmo com todos os desafios provocados pelo êxodo de muitos alunos, pelo sofrimento de precisar fechar uma unidade dedicada à educação infantil e por se deparar com tantas famílias em sofrimento emocional e financeiro no pós pandemia, aquela escola ousou não apenas abrir, mas antes disso, “se abrir”! Aquele cheirinho de bolo dizia muita coisa enquanto silenciosamente tomava conta daquele lugar.

Durante a pandemia eu aprendi a fazer bolo de cenoura com cobertura de chocolate. Eu não me lembro ao certo de quantos bolos eu já havia comido na vida até ali, mas sei que daquele primeiro bolo, que mesmo sem ser perfeito, foi feito, nunca mais me esquecerei. Sabe por quê? Porque além de tirar uma foto, fazer um vídeo (tempos modernos) e enviar para o Whatsapp de minha mãe (e fazer inveja aos meus irmãos) em agradecimento, naquela noite eu pude comer um bolo quentinho com minha família sentada ao redor da mesa. Na OPEE ensinamos a diferença entre preço e valor. Sempre digo aos alunos que o que mais vale geralmente não tem preço que pague! As pequenas grandes coisas da vida são essas que, apesar de não estarem à venda, estão sempre disponíveis a um olhar atento e um coração agradecido!

Por aqui na OPEE somos também uma família. Ao longo do tempo que nos apertou nos últimos dois anos, fui alcançado pela generosa presença de meus colegas de trabalho, que a cada reunião, a cada palestra on-line comigo em uma escola, que a cada mensagem trocada, me renovavam as esperanças. Refletia profundamente a respeito do quanto é importante poder contar com pessoas incríveis em momentos de crise. Assim era cada um deles comigo, assim era a OPEE com suas escolas parceiras, que também são essa família. Farol que mostra não apenas o caminho a seguir, mas que me provoca na responsabilidade de seguir seguindo; conseguindo!

Posso dizer que hoje a OPEE me ajudou a ser uma pessoa que é capaz de perceber melhor a beleza, o encanto, o valor e a vida que está presente nas pequenas grandes coisas do cotidiano. Sempre que vou a uma escola falar aos professores, digo que a OPEE, antes de ser uma metodologia, uma ferramenta ou apenas um livro, é antes de tudo um lugar de descanso. É um presente para nossa história de vida com suas futuras gerações!

Como fui fortalecido ao saber que o fruto do trabalho de meus colegas somado ao meu, foi sustento e chão para inúmeros professores, alunos e suas famílias. Penso que este tempo de desafios tenha, por graça de Deus, permitido que de dentro de nós viesse para fora aquilo que temos e somos de melhor e mais precioso. Experimentamos em nossa própria existência o “educere”. Doeu um pouco, mas valeu muito! Olhar agora para professores, diretores, coordenadores e equipes de trabalho dando o melhor de si em suas comunidades educativas, me enche de força e esperança. Isso tudo me provoca a também entregar o melhor que está ao meu alcance.

As pequenas grandes coisas da vida podem estar escondidas no delicioso aroma de um café fresquinho que foi passado com carinho. Essas pequenas grandes coisas da vida também podem estar escondidas na delicadeza de três cenouras que foram escolhidas para se transformar na doçura de um delicioso bolo. Na educação nós precisamos treinar o nosso olhar para captarmos o extraordinário que está presente no ordinário, que é a ordem do dia a dia, sermos guardiões da certeza de que educar não vale a pena. Educar vale a vida! Contemplar a coragem daqueles que caminham ao nosso lado é uma das maiores riquezas da vida. A coragem das escolas nos incendiou o coração neste tempo!

E pra você, quais foram os maiores aprendizados deste período? Quem foram as pessoas que compartilharam contigo o café, o bolo, os medos e a coragem que faz viver? Quais foram as pessoas que, por meio de seu trabalho, presença e generosidade, você foi capaz de ajudar estendendo a mão? Tão importante quanto chegar onde planejamos, é ter consciência a respeito de quem nos tornamos enquanto vivemos o bem pelo caminho. Quem você se tornou? Quais são os seus tesouros conquistados que hoje você compartilha com o mundo neste “retorno às aulas”?

O essencial continua sendo invisível aos olhos, mas não ao coração de quem acredita na força da Educação! Retornar às aulas hoje, para nós da OPEE Educação, representa uma grande uma renovação de nosso compromisso com um retorno à origem de tudo. Reascender um “primeiro amor” no gesto concreto de educar. Nós por aqui acreditamos que somos capazes de aprender aquilo que amamos. E daqui do fogão de lenha de minha cozinha, sentindo o aroma de mais um cafezinho sendo passado, leio com gratidão uma plaquinha que minha esposa colocou na parede: “a vida começa depois do café”!

 

Foto: Deposiphotos

Guia Caminhos para a SUPERAÇÃO: inspirações para uma escola humanizada

Guia Caminhos para a SUPERAÇÃO: inspirações para uma escola humanizada

A FTD Educação e a Metodologia OPEE, que é pioneira na educação de competências socioemocionais, desenvolveram um material especial para contribuir com a retomada dos profissionais de educação às aulas presenciais.

O Guia Caminhos para a SUPERAÇÃO: inspirações para uma escola humanizada é um material que tem como finalidade inspirar toda comunidade escolar a praticar valores humanos claros e atitudes auto-responsáveis!

A OPEE, há quase 20 anos trabalhando com competências socioemocionais, sabe que essa fase está sendo marcada por novas fontes de informação e novas tecnologias, que mudaram a forma como vivemos e convivemos. Agora, mais do que nunca, o fortalecimento dessa temática será fundamental para a formação de melhores seres humanos para o mundo.

Clique aqui para acessar!

1º Encontro Nacional OPEE 2022 para Educadores e Famílias

1º Encontro Nacional OPEE 2022 para Educadores e Famílias

No 1º Encontro Nacional OPEE 2022 vamos unir EDUCADORES e FAMÍLIAS em um grande laboratório de práticas com 5 salas temáticas, onde Pais, Mães, Famílias, Responsáveis e Educadores poderão interagir com Especialistas sobre diversos temas que contemplarão o cuidado com a saúde física, emocional e financeira, destacando os efeitos positivos de uma boa parceria família-escola.


1º ENCONTRO NACIONAL OPEE 2022

“Família e Escola unidas pela Saúde Mental – os cuidados essenciais das crianças, dos jovens e dos adultos”

26 de março de 2022 – das 9h às 12h (horário do Brasília)

Evento on-line

Faça agora sua inscrição: http://ftd.com.br/encontronacionalopee2022

Confira a programação do evento:
  • 9h – 9h20 – Plenária – Abertura
  • 9h20 – 10h20 – Plenária – Palestra Magna com Prof. Leo Fraiman
  • 10h20 – 11h – Plenária – Momento interativo com Ivaldo Bertazzo
  • 11h às 11h50  – Workshops nas respectivas salas temáticas

CONFIRA abaixo o conteúdo de apresentação de cada uma das 5 SALAS TEMÁTICAS e escolha qual WORKSHOP você irá participar.

Atenção Escolas: estimulem seus professores a participarem de workshops diferentes para que depois possam ser multiplicadores do conteúdo.

  • Sala 1 – Escola de Pais do Brasil – “Pais, mães e agentes educadores: competências para a educação socioemocional dos filhos”


Ministrada por:
Marlene de Fátima Merege Pereira

Uma reflexão sobre a parentalidade responsável; a importância das habilidades socioemocionais na formação da personalidade e do caráter e as competências que contribuem para uma educação socioemocional dos filhos. Uma abordagem do tema associado à autoanálise de nossas ações em prol do desenvolvimento socioemocional dos filhos.

  • Sala 2 – Escola de Pais do Brasil – “A educação do nascimento à puberdade: desenvolvimento da autonomia e autoestima”

Ministrada por: Antônio Sérgio Araújo 

A educação da infância à puberdade é uma responsabilidade direta dos pais.
É neste período que se constroem a autonomia e a autoestima. Os filhos precisam de pais que saibam dar as orientações adequadas para esse fim, o que exige tempo, dedicação e muito amor.  Ao agirem assim, ensinarão os filhos a terem limites, superarem o medo, lidarem com o ciúme, evitarem mentiras e até mesmo as birras. Isso tornará crianças e adolescentes em adultos mais responsáveis e emocionalmente equilibrados.

  • Sala 3 – Como (re)conectar nossas relações e sensações colocando as novas tecnologias no lugar que devem ficar

Ministrada por: Dra. Alessandra Borelli

Será que os bebês acham que as pessoas nascem com máscaras? Ou que assim como as calças, representam parte do vestuário? E nossas crianças, nossos adolescentes … que experiências deixaram de viver, toques e olhares deixaram de sentir? E todos nós, o que reconhecemos, finalmente, não ser possível qualquer tecnologia substituir? Neste encontro serão apresentados alguns casos (jurídicos e quase jurídicos) que a Dra. Alessandra Borelli acompanhou nos últimos 2 anos e a evidente relação de muitos deles com a utilização disfuncional e doentia do ser humano com os avanços tecnológicos.

https://youtu.be/nMdyhBTElvc

  • Sala 4 – Oficina das Finanças – “6 práticas financeiras que todos deveriam aprender na escola”

Ministrada por: Carolina Ligock e Leonardo Silva

Neste workshop você vai aprender 6 práticas que já vêm sendo aplicadas por milhares de pessoas desde 2008 e que ajudarão você a ter dinheiro suficiente hoje e no futuro. Tomar boas decisões financeiras melhora a vida de qualquer pessoa, independentemente da faixa de renda. O dinheiro é necessário em várias áreas e pode ser dominado a partir de alguns comportamentos. Participe e transforme para melhor a sua vida financeira!

  • Sala 5 – “PROJETO DE VIDA EM FAMÍLIA: Corpo e Mente: unidade essencial”

Ministrada por: Leo Fraiman

Nos últimos anos temos percebido com mais intensidade a importância de um equilíbrio em nossas vidas, tanto nas áreas em que desempenhamos os mais diversos papéis (vida profissional, pessoal, saúde, financeira, entre outras), como também uma conexão entre mente e corpo. Neste workshop vamos conversar sobre tudo isso, como podemos promover a saúde física e mental, uma vez que formam uma unidade essencial e que quando bem cuidada, podemos viver uma vida mais bem realizada.

1º. ENCONTRO NACIONAL OPEE 2022: ESCOLHA SEU WORKSHOP E PARTICIPE!

FAÇA AGORA A SUA INSCRIÇÃO:


Aponte a câmera do celular para o QR code para ser direcionado à plataforma do evento

ou acesse o link: http://ftd.com.br/encontronacionalopee2022

Estudos da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) sobre competências

Estudos da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) sobre competências

Competências para o progresso social
O poder das competências socioemocionais 

 Este relatório apresenta a síntese do trabalho analítico da OCDE sobre o papel das competências socioemocionais e propõe estratégias para desenvolvê-las. Analisa, ainda, os efeitos das competências sobre diversos indicadores de bem-estar individual e progresso social, cobrindo aspectos de nossas vidas tão diferentes quanto educação, desempenho no mercado de trabalho, saúde, vida familiar, engajamento cívico e satisfação com a vida. Também discute como legisladores, escolas e famílias facilitam o desenvolvimento de competências socioemocionais mediante programas de intervenção, ensino e criação. Ele não apenas identifica perspectivas promissoras para fomentar as competências socioemocionais, com também mostra que essas competências podem ser mensuradas de forma significativa dentro de limites culturais e linguísticos.

Conteúdo

Sumário executivo

Capítulo 1. O papel da educação e das competências no mundo atual

Capítulo 2. Contextos de aprendizagem, competências e progresso social: uma estrutura conceitual

Capítulo 3. Competências que promovem o sucesso por toda a vida

Capítulo 4. Contextos de aprendizagem que promovem a formação de competências

Capítulo 5. Políticas, práticas e avaliações que ampliam as competências socioemocionais

Capítulo 6. Como fomentar competências socioemocionais?


Confira o documento completo:

Projeto de Vida no Ensino Fundamental

Projeto de Vida no Ensino Fundamental

Você teve a oportunidade de construir um Projeto de Vida?

Se a resposta foi “não”, o que você acha que teria sido diferente se tivesse tido esta possibilidade?

Se a resposta foi “sim”, você pode dizer que se sente realizado(a) com as suas escolhas?

O termo “Projeto de Vida” ganhou força na área da educação a partir do momento em que se tornou uma competência obrigatória da Base Nacional Comum Curricular – BNCC, porém na Metodologia OPEE, acreditamos em Projetos de Vida transformadores há mais de 20 anos!

Entendemos que a escola não é um lugar apenas para se transmitir o conhecimento formal, mas sim o espaço para olharmos para os nossos alunos levando em consideração o seu desenvolvimento físico, cognitivo e emocional. Para a OPEE, as instituições de ensino devem propor o desenvolvimento das habilidades cognitivas e não cognitivas, visando esta formação integral de crianças e jovens.

“Idealizar a própria vida é ter consciência da responsabilidade de cada um em sua atuação social,
descobrindo-se a si mesmo, aos outros e o meio em que vive. (…) à criança sempre há
possibilidades de diálogo, produção, pensamento, debate e desenvolvimento do verdadeiro
potencial humano que supera a repetição e a imitação, pois se vê capaz de:”
(BNCC)

Se nós não desejamos que os nossos alunos cheguem à vida adulta com a sensação de “tempo ou vida perdidos”, é fundamental ajudá-los a construírem seus Projetos de Vida, tornando-os agentes transformadores e protagonistas das próprias histórias.

Falar de Projeto de Vida é falar sobre o caminho entre “quem eu sou” e “quem eu desejo ser”.

Por meio de um processo bem estruturado e contemplando temas como autoconhecimento, alteridade, valores humanos, empreendedorismo, escolhas pessoais e financeiras, dentre outros, com a metodologia OPEE o aluno aprende a se conhecer melhor, identificando os seus interesses e sonhos e definindo metas e estratégias para alcançar os seus objetivos.

Segundo a OMS – Organização Mundial da Saúde, o Brasil é o país mais ansioso do mundo. Um dos objetivos de se desenvolver Projetos de Vida é o de se favorecer um olhar que possa driblar a ansiedade e o temor pelo futuro, proporcionando aos nossos adolescentes uma visão ampla e segura de si mesmos, das suas escolhas e da sua maneira de lidar com o imponderável, incluindo a habilidade de superar frustações.

 

O projeto de vida nos anos iniciais.

Nesse período da vida, a criança inicia um processo cognitivo de consciência e autonomia e passa a enxergar o mundo de maneira mais sistêmica. Nesse momento é fundamental estimular a construção da identidade, o fortalecimento das relações e a visão de mundo, para que ela possa fazer escolhas mais assertivas.

O projeto de vida nos anos finais.

Esta é uma fase de grandes mudanças físicas e também dos aspectos emocional, intelectual e espiritual. Nesse momento, o Projeto de Vida deve ter ações que englobem todas estas dimensões do desenvolvimento humano, de maneira integral e integrada. É uma maneira de já preparar o aluno para a fase escolar seguinte, o Ensino Médio. Atividades sistemáticas e contínuas, darão ao estudante mais clareza e assertividade na hora de escolher, tanto no âmbito pessoal quanto profissional.

Principais benefícios do Projeto de Vida:

  • Desenvolvimento do autoconhecimento e autonomia;
  • Fortalecimento da autoestima e identidade pessoal;
  • Controle da ansiedade e do stress;
  • Escolhas profissionais e pessoais mais assertivas;
  • Elevação do nível de felicidade e satisfação;
  • Consciência humana e global;
  • Atitudes pautadas em valores humanos;

O psicólogo Viktor Frankl, em seu livro Em Busca de Sentido, nos diz: “se você não sabe qual é sua missão na vida, já tem uma: encontrá-la.”

Sendo assim, pensar o Projeto de Vida é encarar uma missão.

Desenvolver Projetos de Vida com os nossos alunos desde os Anos Iniciais possibilita que eles possam enfrentar esta convocação, construindo caminhos que os levem a viver uma vida com mais sentido, significado e felicidade.

Inclua a Feira de Profissões UNIEXPO ON-LINE como atividade complementar das aulas da Metodologia OPEE de Escolha e Orientação Profissional do Ensino Médio

Inclua a Feira de Profissões UNIEXPO ON-LINE como atividade complementar das aulas da Metodologia OPEE de Escolha e Orientação Profissional do Ensino Médio

A UNIEXPO ON-LINE é uma Feira de Profissões GRATUITA, realizada pela Teenager, e oferece atividades que proporcionam o contato entre os estudantes do Ensino Médio, as instituições de ensino superior e as diversas áreas de atuação profissional.

A Metodologia OPEE tem sido um ponto de grande apoio para uma multidão de jovens há 20 anos. Com este trabalho, as instituições de ensino encontram apoio pedagógico para pavimentar um caminho de possibilidades, que potencializam a parceria da sala de aula com a da sala de casa. E, justamente por valorizar, acreditar e trabalhar pelo sucesso desta parceria, que a OPEE Educação faz um convite muito especial para que sua instituição de ensino participe da UNIEXPO ON-LINE.

Nós estaremos presentes como sempre fazemos, só que desta vez queremos levar até vocês uma entrega ainda maior e, para isso, organizamos um espaço onde os jovens poderão fazer uma experiência marcante em suas vidas, neste momento delicado que é o da primeira escolha da profissão.

O time da Metodologia OPEE preparou uma sala exclusiva para as escolas parceiras, onde por meio da disponibilização de conteúdo exclusivo, vídeos, testes, palestras e muito mais conteúdos transformadores, seus alunos poderão experimentar na prática o quanto é importante poder contar com uma estrutura de credibilidade em um tempo de tantas incertezas.

Independentemente da série em que os alunos estejam no Ensino Médio, na sala exclusiva OPEE eles poderão colocar em prática os dois primeiros eixos da Metodologia OPEE:  Autoconhecimento e Inteligência Emocional e Escolhas Profissionais e Mercado de Trabalho.

Por meio de vivências práticas, poderão conferir de perto os pontos mais importantes exigidos para os profissionais do futuro, aprofundarão seus conhecimentos a respeito da importância da pesquisa das profissões e do networking, tudo somado à possibilidade de esclarecerem dúvidas e inquietações sobre os mitos do mundo do trabalho.

E além de todos esses diferenciais, serão organizados também momentos de acolhimento ao vivo, nos quais nossos profissionais se colocarão à disposição para viverem juntamente com os jovens um momento de escuta qualificada e troca de experiências. 

O que as escolas conveniadas OPEE terão como EXCLUSIVIDADE na Feira de Profissões UNIEXPO ON-LINE?

  • LINK exclusivo com conteúdo interativo, possibilitando que o aluno OPEE tenha acesso ao evento desde a sua inscrição;
  • Roteiro interativo para melhor aproveitamento da Feira de Profissões UNIEXPO ON-LINE;
  • Vídeos para cada série do Ensino Médio (1ª, 2ª e 3ª série) com dinâmicas exclusivas para potencializar a prática dos assuntos abordados nas aulas OPEE;
  • Dicas OPEE para melhor desempenho em provas e vestibulares;
  • Uma série de vídeos sobre habilidades socioemocionais, orientação e escolha profissional;
  • Textos e atividades extras sobre orientação e escolha profissional;
  • Acesso direto ao SOP – teste de escolha profissional;
  • Espaço para envio de comentários, dúvidas e sugestões.

Por que minha escola deve participar da Feira de Profissões UNIEXPO ON-LINE?

  1. Sua escola poderá inserir a programação da Feira de Profissões UNIEXPO ON-LINE em seu planejamento pedagógico e desenvolver atividades relacionadas aos temas apresentados;
  2. O evento oferece certificado de participação de acordo com o aproveitamento do estudante em diferentes salas virtuais;
  3. Sua escola poderá contabilizar os certificados como crédito para atividades complementares, relacionadas aos assuntos abordados e discutidos em sala de aula (diálogo com o material OPEE / Projeto de Vida);
  4. É uma excelente oportunidade para os estudantes conhecerem as universidades, os cursos superiores e as áreas de atuação profissional;
  5. O evento também oferece conteúdo exclusivo para Pais e Educadores, com informações relevantes sobre os aspectos envolvidos no processo de escolha da profissão na vida dos estudantes. Pesquisas realizadas pela Teenager apontam que, depois dos pais, os professores são os maiores influenciadores na escolha da profissão dos jovens. 

A quem se destina a Feira de Profissões UNIEXPO ON-LINE?

  • Alunos do Ensino Médio das escolas conveniadas OPEE;
  • Pais de alunos das escolas conveniadas OPEE;
  • Educadores das escolas conveniadas OPEE.

Confira a data da Feira de Profissões UNIEXPO ON-LINE de sua região:

  • NORTE – 19 de agosto de 2021
  • NORDESTE – 19 de agosto de 2021
  • CENTRO-OESTE – 19 de agosto de 2021
  • SUDESTE – 01 de setembro de 2021
  • SUL – 01 de setembro de 2021

JÁ INSCREVEU SUA ESCOLA?

Escreva para Equipe de Eventos OPEE (eventos@opee.com.br), solicite e preencha a ficha de participação GRATUITA para receber o kit de divulgação (com materiais de divulgação, carta convite para alunos e pais, programação detalhada e muito mais).

  • Norte, Nordeste e Centro-Oeste – início das inscrições dos alunos em 27 de julho
  • Sul e Sudeste – início das inscrições dos alunos em 12 de agosto
A Metodologia OPEE é a MELHOR e a MAIS COMPLETA opção que trabalha as competências socioemocionais, atuando no mercado educacional há 20 anos

A Metodologia OPEE é a MELHOR e a MAIS COMPLETA opção que trabalha as competências socioemocionais, atuando no mercado educacional há 20 anos

Novidade 2022: lançamento do livro para crianças de 4 anos!

A coleção da Metodologia OPEE “Projeto de Vida e Atitude Empreendedora” tem como meta formar alunos que tenham clareza de si e dos outros, que reconheçam um modo produtivo e ético de contribuir com a sociedade, com mentalidade e atitudes sustentáveis e engajados com o propósito de tornar o mundo um lugar melhor para se viver.

“Alguns distraídos verão um livro, mas na verdade são chaves para uma vida melhor, caminhos para uma existência mais sadia, mais feliz e mais realizada”
Leo Fraiman – autor da Metodologia OPEE

Projeto de Vida e Atitude Empreendedora” é o título e o foco de toda a coleção, pois consideramos que em um mundo cada vez mais interconectado e inconstante, é preciso que a educação equipe estas crianças e jovens para encarar os crescentes desafios contemporâneos.

Como coloca Silvana Pepe, diretora da OPEE Educação: “É preciso um material que proponha o desenvolvimento de projetos de vida eficazes, objetivando a formação de indivíduos que tenham pensamentos, sentimentos e comportamentos alicerçados em valores éticos, visão de sustentabilidade e atitude de interdependência.”

Num contexto pedagógico ativo e criativo, por meio de atividades individuais e coletivas, a coleção “Projeto de Vida e Atitude Empreendedora” aborda as temáticas com ênfase no autoconhecimento, mundo do trabalho, escolhas e sustentabilidade.

 

Coleção totalmente renovada

Em 2022, a Metodologia OPEE traz o novo livro de 4 anos da Educação Infantil, além da reformulação do Ensino Fundamental Anos Iniciais e da Educação Infantil 5 anos, acompanhando a renovação iniciada pelo Ensino Médio em 2020 e seguida pelo Ensino Fundamental Anos Finais em 2021.

“Conseguimos algo muito importante, que é trabalhar a sensibilidade do aluno, a percepção do outro, a percepção de si mesmo, a empatia, os valores e formação de um caráter resiliente e humanitário”
Leo Fraiman – autor da Metodologia OPEE

Na Educação Infantil

A ampliação da coleção com o livro de 4 anos foi uma demanda do mercado educacional segundo Silvana Pepe, diretora da OPEE Educação: “O mundo mudou e se tornou mais exigente, competitivo, acelerado, dinâmico e nossas crianças ficaram expostas, prematuramente, a esta complexidade. Olhando para estas demandas, sentimos a necessidade de elaborar um material que as acolhessem e pudesse dar a elas o aprendizado e o desenvolvimento de competências e habilidades socioemocionais para lidarem melhor consigo mesmas, com os outros e com o mundo! Um material para formar seus projetos de vida. Tudo com muita ludicidade, algo que resgatasse a possibilidade de a criança ser criança!”

Com novas atividades lúdicas e mão na massa, a nova edição “Projeto de Vida e Atitude Empreendedora” da Educação Infantil desenvolve ainda mais as competências e habilidades estabelecidas na BNCC.

Com uma maior interação aluno-obra, uma nova seção chamada Descubra compõe todos os módulos com propostas de atividades exploratórias que auxiliam os alunos a fazerem descobertas relacionadas à temática do módulo, aproximando-a do cotidiano deles.

No Ensino Fundamental Anos Iniciais

Com visual totalmente repaginado, os novos livros trazem uma abordagem pedagógica criativa e reflexiva, com novas personagens e atividades mais lúdicas, mão na massa, além de recursos digitais, flapbook e diversidade de textos e intervenções! A proposta das novas seções é o desenvolvimento das habilidades socioemocionais, da imaginação, criatividade, engajamento e liderança.

Com atividades e propostas de dinâmicas, a nova edição “Projeto de Vida e Atitude Empreendedora” do Fundamental Anos Iniciais traz dicas sobre como praticar a paz e sobre cultura digital, além de conteúdos digitais.

Uma nova seção chamada Projeto Família em Ação compõe o final de cada módulo de todas as séries para fortalecer ainda mais a parceria casa-escola, uma vez que é realizado um projeto com os familiares sobre temáticas abordadas no curso.

Quais as novidades que os Educadores irão mais gostar?

Serão muitas novidades para os Educadores Mediadores da Metodologia OPEE!

O manual do professor é em L, com ilustração e o passo a passo detalhado das atividades; recursos digitais; vídeos e contação de histórias, animações, games, podcasts, vídeo do autor, cartonados em flap para exposição das produções dos alunos, além de indicações objetivas dos itens da BNCC, desenvolvidos por atividade!

Quais as novidades que os alunos irão mais gostar?

As crianças ficarão encantadas com as novidades da coleção “Projeto de Vida e Atitude Empreendedora” dos ciclos Fundamental Anos Iniciais e Educação Infantil.

Podemos destacar: “Momentos de Relaxar” que são sugestões de práticas de relaxamento; os Cartonados e Adesivos para atividades, jogos e brincadeiras e a seção “Divirta-se” com atividades práticas, no estilo mão na massa – um espaço de estímulo da imaginação e da criatividade.

Resumindo as novidades da Coleção Projeto de Vida e Atitude Empreendedora” Fundamental Anos Iniciais e Educação Infantil:

  1. Lançamento de livro para faixa etária de 4 anos;
  2. Projeto gráfico moderno;
  3. Releitura dos personagens;
  4. Completamente ajustada à BNCC;
  5. Conteúdo modular, vitalizado, dinâmico, interativo e desafiador;
  6. Conteúdos digitais que dialogam com o material impresso e apresentam conteúdo extra;
  7. Manual do Mediador em novos formatos: em L para a Educação Infantil e em U para os Anos Iniciais;
  8. Guia da Família com Planner impresso + infográfico interativo.

 

Muito Prazer, somos a Turma do Leo!

A Turma do Leo passou por releitura, trazendo em 2022 um visual totalmente repaginado, com traços físicos e socioemocionais diversificados, favorecendo a identificação dos alunos com as personagens.

A turminha é formada por seis amigos com características de personalidade próprios, além da diversidade física e étnica.

 

Projeto de Vida em Família 2022

Como já é tradicional e um grande diferencial da Metodologia OPEE, oferecemos para todas as famílias das escolas adotantes da Metodologia OPEE um acesso exclusivo ao material Projeto de Vida em Família.

Em 2022, o tema do material Projeto de Vida em Família é “SUPERAÇÃO E EQUILÍBRIO EMOCIONAL – competências socioemocionais na prática”. Esse importante conteúdo traz vídeos e atividades para que sejam oportunizadas a reflexão e a construção de caminhos para alcançar o equilíbrio emocional, a olhar com mais gentileza para si mesmo e a superar e enfrentar momentos delicados da vida pessoal e familiar, contribuindo, assim, para a formação integral de crianças e jovens.

A Metodologia OPEE desenvolveu esse material para que as famílias possam contar com o apoio de conhecimentos que os auxiliem e empoderem na construção de seus projetos de vida.

 

Por que a Metodologia OPEE é a melhor?

A Metodologia OPEE é pioneira na educação de competências socioemocionais e projeto de vida nas escolas.

Nossos números confirmam e reforçam nosso compromisso de auxiliar as instituições de ensino a estimularem a construção de um projeto de vida saudável e feliz para as crianças e jovens:

  • PIONEIRA na educação de competências socioemocionais no Brasil;
  • 20 ANOS inspirando alunos a voarem com seu projeto de vida;
  • Autoria do psicoterapeuta Leo Fraiman;
  • MAIS de 1 MILHÃO de alunos impactados em todo Brasil;
  • MAIS de 1.500 instituições parceiras;
  • Presente em 26 estados brasileiros e mais de 300 cidades;
  • Coleção totalmente renovada e alinhada com a BNCC.

 

Por que a Metodologia OPEE é a mais completa?

  1. Porque trabalha com todos os segmentos, dos 4 aos 18 anos;
  2. Alinhada com a concepção de educação integral dos alunos, reconhecendo e trabalhando os aspectos cognitivos, emocionais, sociais, históricos;
  3. Forma alunos que respeitam as diferenças entre as culturas, as pessoas e suas escolhas;
  4. Motiva discussões acerca de uma Educação Financeira pautada na Sustentabilidade;
  5. Projeto de vida é transformado em componente curricular nos itinerários formativos do novo Ensino Médio;
  6. Os alunos ampliam seu repertório acerca das profissões existentes e das tendências profissionais do novo século.

 

Visite o site da OPEE Educação e acompanhe nossas redes sociais! ?

→ opee.com.br

Instagram: www.instagram.com/opee_educacao/

Facebook: www.facebook.com/opeeeducacao/

Youtube: www.youtube.com/metodologiaopee

APP Escola para Pais:

Apple Store
Apple Store
Play Store
Play Store
Projeto de Vida no Ensino Médio

Projeto de Vida no Ensino Médio

Viver é fazer diariamente escolhas, recordando-me do filósofo existencialista Jean-Paul Sartre, que entendia o ser humano como um ser que constrói sua liberdade a partir do ato de escolher e se responsabilizar por suas ações.

Quando os nossos alunos chegam ao Ensino Médio, as perguntas mais recorrentes são: e agora? Que vestibular escolher? Qual é a melhor profissão?

Quando pensamos em Projeto de Vida, qual é a primeira palavra que vem em mente? A nuvem de ‘tags’ abaixo nos ajuda a exemplificar o que é Projeto de Vida para a Metodologia OPEE.

Vamos pensar na etimologia das palavras Projeto de Vida? Projeto vem do latim projicere: lançar para frente, colocar adiante, ou seja, ideia de futuro; e projectus, por sua vez, quer dizer lançado. Projeto de Vida é, nessa compreensão, o ato de sonhar e fazer um plano para o futuro.

Diante desta reflexão acerca do seu projeto para a vida, o jovem aprende que as suas escolhas estão além da escolha profissional e vestibular, e começa a buscar respostas para novas perguntas: que tipo de pessoa eu que ser? Como gostaria de viver? Como o trabalho contribui para encontrar o meu legado e missão diante da vida?

Autoconhecimento, inteligência emocional, escolha profissional, mercado de trabalho, educação financeira e métodos de estudos são os eixos norteadores para os alunos da Metodologia OPEE construírem o seus Projeto de Vida nesta etapa.

Por mais paradoxal que seja, os jovens no Ensino Médio aprendem a partir da própria experiência que não existe nada determinado, o projeto de vida é desenhado de dentro (recursos internos) para fora (recursos externos), por meio da aquisição de competências socioemocionais e cognitivas que são capazes de orientá-los para a atitude empreendedora. Leo Fraiman, autor da Metodologia OPEE, entende que Projeto de Vida é empreender a própria vida para chegar na melhor versão de si mesmo e este é o itinerário percorrido no Ensino Médio.

William Damon, professor e diretor do Centro de Pesquisas da Adolescência, na Universidade de Stanford e também um dos mais importantes estudiosos do desenvolvimento humano, em seu livro O que o jovem quer da vida?, a partir de pesquisas, ressalta a importância do projeto de vida para o jovem progredir, argumentando que é vital para a conquista da felicidade e a realização de todo o meio que está inserido; o que significa dizer que o Projeto de Vida não é apenas dos jovens, é da família, dos professores e de toda a sociedade, já que as suas escolhas, de alguma forma, impactam o ambiente no qual ele está inserido.  Damon é categórico ao afirmar que “todo projeto de vida gera consequências para além do eu”.

Voar com o seu Projeto de Vida! Este é o convite para os jovens no Ensino Médio. Viver com escolhas pautadas em valores e propósitos que visem a felicidade e o bem comum. Ter mais clareza do futuro e encontrar uma coerência entre o pensar, sentir e agir para construírem um Projeto de Vida feliz e autêntico.