O que você é e o que quer continuar a ser?

Existe uma definição de EUpreendedorismo, citada por Eduardo Seidenthal, fundador da Rede Ubuntu, que é o caminho para iniciarmos a busca de nosso Propósito de Vida! Ele diz que o Eupreendedorismo é um processo de você com você mesmo, com sua luz e suas vulnerabilidades. São inúmeros os caminhos que nos ajudam a ir em busca destas descobertas. Cada um tem a sua jornada!

Uma boa dica para autoconhecer-se é começar a fazer uma lista de suas fortalezas e fraquezas. Em seguida, você pode pedir a pessoas próximas a você (pelo menos 3 pessoas) que façam o mesmo: elenquem cinco qualidades suas e cinco defeitos seus. Compare suas observações e veja se há convergência entre como você se vê e como os outros veem você. Ao término, reflita sobre os resultados. Alguma dica do que você quer continuar a ser?

Continue olhando para dentro de si; colabore e aceite a colaboração de outras pessoas; acredite em você, nos outros e em algo maior; seja coerente, verdadeiro, íntegro.

Você sente que há equilíbrio entre o seu EU externo e o seu EU interno?

Vamos iniciar 2020 dedicando nossas publicações à você, professor(a)!

Algumas perguntas serão lançadas e dicas serão dadas para contribuirmos com o seu bem estar e produtividade pessoal e profissional.

Vamos a elas:

Você sente que há equilíbrio entre o seu EU externo e o seu EU interno? Veja algumas dicas de ativação de seus neurotransmissores que poderão auxiliá-lo(a) em sua jornada!

Ação: abraçar pessoas/animais de estimação

Neurotransmissor ativado: Ocitocina

Efeitos: construção de relações saudáveis!

 

Ação: ser grato

Neurotransmissor ativado: Dopamina

Efeito: motivação

 

Ação: positividade

Neurotransmissor ativado: Serotonina

Efeito: bom humor

 

Não lhe parece possível? É simples: basta tentar!

Na próxima publicação falaremos de “O que você é e o que quer continuar a ser?”

Autoconhecimento

Autoconhecimento significa conhecimento de si próprio, das suas características, qualidades, imperfeições e sentimentos que o caracterizam.

Autoconhecer-se é caminhar para dentro de si, avaliando cada ponto positivo e aquilo que pode ser aperfeiçoado na busca de ser sua melhor versão. É um processo longo, que dura uma vida inteira, mas que nos permite entender nossos propósitos, caminhos e objetivos, tornando nossas escolhas mais assertivas e nos dando muito mais segurança.

“Conhece-te a ti mesmo”, um aforismo famoso escrito no Templo de Delfos, na Grécia antiga, mas que ainda nos tempos de hoje faz muito sentido.

Segundo Sócrates, é somente por meio do autoconhecimento que poderemos alcançar uma vida em equilíbrio. É a partir desta ação que amadurecemos nossas emoções e nos percebemos de uma forma mais autêntica e plena, exercendo o que nos faz sentido e construindo um Projeto de Vida muito mais feliz.

Benefícios do autoconhecimento:

  • Reagir de forma diferente em cada situação da nossa vida;
  • Perceber como os fatos impactam nossos sentimentos e emoções;
  • Descobrir nosso propósito, seja profissional ou pessoal;
  • Sentir mais confiança em si mesmo e no outros;
  • Ver a vida e os problemas sob uma nova ótica;
  • Respeitar as diferenças;
  • Valorizar as próprias competências e habilidades;
  • Desenvolver o amor por si mesmo;
  • Fortalecer a autoestima;
  • Ter empatia.

Na Metodologia OPEE trabalhamos o autoconhecimento desde os anos iniciais, incentivando essa busca interna e levando nossos alunos a entenderem o que desejam ‘ecoar para o mundo’ e qual o seu espaço dentro dele.

Pequenas atitudes diárias que levam você a se conhecer melhor:

  • Entender seus limites e aprender a dizer não;
  • Analisar as principais situações do seu dia e fazer perguntas: como você se comportou? Como você gostaria de ter atuado? Como você se sentiu?
  • Não ter medo de mudar de opinião, isso faz parte do processo de se conhecer e construir sua própria identidade;
  • Identificar seus sentimentos, suas origens e também classificá-los, pois assim terá mais segurança diante de situações complexas.

Desafie-se a iniciar esta caminhada de autoconhecimento, encontrando sua melhor versão e tornando-se protagonista da sua vida. Seja o melhor para você e para o mundo!

“Quem tem consciência de si consegue empoderar-se da capacidade de dirigir sua vida”

– Leo Fraiman

Era minha, agora é sua

A Rede Romano de Educação foi uma das finalistas do 1º Prêmio Ações Transformadoras com o Projeto “Era minha, agora é sua”.

Os alunos da rede customizavam agendas antigas e doavam aos novos alunos, com frases de motivação, como forma de boas vindas. Mas, como eles já ganhavam a agenda do ano, acabavam não dando tanta importância para essa que recebiam. Levando isso em consideração, a Rede Romano de Educação pensou em usar a essência da ideia, porém com algumas adaptações, aliando uma ação de educação ambiental, com outra de viés social.

Antes de qualquer ação, os alunos precisavam entender sobre tudo que envolvia o projeto, sendo assim, foram convidados profissionais da área ambiental para conversar com eles sobre as questões ambientais envolvidas.

A oficina de customização das agendas contou com a ajuda dos Professores Alessandro Maldonado, Paula Alves Homero, Ana Maria de Campos Barbosa e Daniela Terra da Silva, responsáveis pela disciplina de EPV, das Escolas da Rede Romano. As oficinas aconteceram à tarde nas bibliotecas e os materiais utilizados foram trazidos de casa pelos alunos e ainda o cedido pelas Escolas da Rede Romano, que estavam em excesso, ociosos ou em desuso. Além desse momento nas bibliotecas, os alunos seguiram o trabalho de customização das agendas nos seus períodos de EPV, a fim de produzirem o maior número possível de agendas para presentear.

A essas alturas, mais e mais alunos queriam participar e até mesmo os funcionários das escolas se interessaram pela proposta e contribuíram com o projeto, levando agendas para customizar em casa, envolvendo, inclusive, suas famílias!

Após esta etapa, o Centro de Educação Ambiental (CEA), uma Organização Não Governamental, fundada em 1996 que emprega no Centro de Reciclagem sessenta famílias da Comunidade da Vila Pinto e atende quatrocentas e cinquenta e duas crianças por meio de projetos sociais, escola de educação infantil e ensino profissionalizante, foi escolhido para receber as quatrocentas e cinquenta e duas agendas customizadas por cerca de 300 alunos e 30 funcionários (entre professores e técnicos), pois assim estariam promovendo empreendedorismo social, por meio do voluntariado e consciência ambiental sobre os resíduos que produzem.

Parabéns equipe da Rede Romano de Educação por essa linda e inspiradora ação transformadora!

Festival de Curtas

Os alunos da 1ª série do Ensino Médio criaram curtas metragens (de 3 a 5 minutos no formato de documentário, narrativa ou cena) abordando as seguintes temáticas discutidas em sala de aula: Masculinidade tóxica, depressão e ansiedade, relacionamentos abusivos, Psicofobia e suicídio com o objetivo de desenvolverem habilidades interpessoais (empatia, planejamento, organização, iniciativa, pro-atividade) e profissionais (artísticas, técnicas, sociais e comunicativa) e conscientizarem a comunidade sobre os temas. Atrelado a isso, a professora Enezita, convidou os alunos do 9º ano para cobrirem o evento (bastidores, entrevistas, divulgação nas redes sociais), pois estavam falando sobre carreiras jornalísticas e responsabilidade do uso das mídias sociais.

Ao todo, participaram de alguma forma do projeto na 1ª série, cerca de 200 alunos e no 9º ano, 50. 32 curtas foram produzidos, dentre os quais 6 foram indicados para alguma premiação (direção, edição, melhor atuação masculina e feminina, roteiro e direção de arte). As visualizações no Youtube chegaram a mais de mil e cem para o projeto campeão da votação popular, fora os outros que alcançaram resultados similares, em especial o grande vencedor da noite: “Os melhores do amanhã”, também com mais de mil visualizações. A logomarca do evento também foi criada por uma aluna da 1ª série.

A diretora da escola afirma que “Para o Educallis esse projeto de curtas metragens, com temas tão necessários para a nossa saúde emocional, vem ao encontro dos nossos propósitos de desenvolver diversas potencialidades pautados no afeto e emoção! Contemplamos o desenvolvimento de várias habilidades, tais como: iniciativa, empatia, organização, respeito às diferenças, além das habilidades artísticas. Os nossos estudantes demonstraram altas habilidades que em muitos momentos o espaço formal da sala de aula não permitiria”.

Parabéns equipe do Colégio Educallis por esse projeto tão inspirador e transformador!

Sustentabilidade social

Por definição, sustentabilidade social é um conjunto de ações que tem como propósito aumentar a qualidade de vida da população como um todo, visando reduzir as desigualdades sociais e ampliar o acesso aos direitos e serviços básicos, como educação e saúde, por exemplo. O ponto a ser observado é que não existe sociedade igualitária ou justa sem a participação do mercado e das empresas, principalmente das instituições educacionais, que carregam em seu propósito a missão de ensinar com visão no futuro.

É bom ressaltar que ações socialmente sustentáveis não são importantes apenas para as pessoas de baixa renda, uma vez que, assim que colocadas em prática, acabam por favorecer a vida de toda a população, indiscriminadamente.

Quer saber que tipo de ações poderosas são essas? De acordo com a definição de desenvolvimento sustentável, cada cidadão, enquanto consumidor, membro de uma empresa ou do governo, precisa repensar seu comportamento, passando a adotar práticas que fortaleçam a sustentabilidade de todos os processos — tanto sociais quanto políticos, econômicos e ambientais.
É por isso que nós da OPEE Educação trazemos ao nosso público toda reflexão em torno do desenvolvimento do tema “Sustentabilidade” como uma ação, uma postura irrigada de valores humanos que deve ser incentivada diariamente, trazendo inclusive, o vínculo com uma vida financeira saudável.

Todas as companhias, principalmente as de educação, devem ter a consciência de que, para praticar a sustentabilidade social, todos os envolvidos, assim como a comunidade que as cercam, devem gozar de uma vida com qualidade. Sem contar que todos os seus próprios processos e os das empresas com que negociam devem estar de acordo com essas boas práticas.

Para apostarmos em uma sociedade mais sustentável, não basta cobrar posições de empresas ou novas leis dos políticos, já que exatamente em hábitos aparentemente inofensivos é que moram algumas das mazelas mais difíceis de erradicar.

É importante reforçar que a sustentabilidade social, assim como a ambiental, depende de todos, cada um devendo fazer a sua parte e estimular os outros a fazerem o mesmo, já que a mobilização é um fator muito importante para a efetivação destas propostas. É nisso que acreditamos. É para isso que trabalhamos.

Sendo assim, não fique parado, mexa-se! É questionando padrões e cobrando mudanças que você ajudará na construção de uma sociedade verdadeiramente sustentável e justa!

Conheça as novidades da OPEE Educação para 2020!

Reformulação de todo o material da Metodologia OPEE – do 9º ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio

Essa nova coleção amplia ainda mais as temáticas que perpassam o desenvolvimento de competências socioemocionais, tais como autoconhecimento, inteligência emocional, empatia, colaboração, cidadania, responsabilidade, respeito, visão ética e muitas outras.

A Metodologia OPEE reforça a importância de aulas que tenham como concepção de aluno um ser integral, ou seja, que precisa se preparar para os desafios da vida por meio de aspectos cognitivos, comportamentais e emocionais. E mais do que isso, propõe de maneira mais assertiva a participação das famílias nesse processo por meio de um projeto em cada uma das séries, compondo assim, laços mais fortalecidos para a concretização de projetos de vida.

 

 Confira o que mudou: 

  • Novo nome “Projeto de Vida e Atitude Empreendedora”;
  • Projeto gráfico moderno;
  • Completamente ajustada a BNCC;
  • Atitude empreendedora como grande diferencial;
  • Traz as profissões e competências do futuro;
  • Conteúdo modular, vitalizado, dinâmico, interativo e desafiador;
  • Projeto especial para cada ano;
  • Atividades para realizar junto a família – aproximação e integração;
  • QR Codes e Hyperlinks – enriquecer e continuar aprendendo – conexão entre o mundo digital e real;
  • Educação financeira com destaque especial à sustentabilidade;
  • Atividades em casa para despertar a autonomia – praticando a aula invertida.

Projeto de Vida em Família

Todas as famílias das escolas adotantes da Metodologia OPEE em 2020 receberão acesso a um curso online com o tema “Parceria Escola e Família – O amor é indelegável” contendo vídeos de Leo Fraiman. Mais um grande diferencial OPEE para que as famílias possam contar com o apoio de conhecimentos que os auxiliem e empoderem para trazer mais segurança, clareza e tranquilidade para delicada arte de educar.

Veja abaixo a sequência de temáticas que serão abordadas ao longo das sessões:

 

Plataforma de Educação a distância EDUCA OPEE

A Educa OPEE é a mais nova solução para famílias e educadores, que desejam se atualizar e acompanhar as mudanças e tendências do mundo moderno. A Educa OPEE conta com a experiência de quase 20 anos de educação socioemocional e todo o trabalho desenvolvido pela Metodologia OPEE. Além de autores renomados, para oferecer uma variedade de cursos focados no desenvolvimento e na formação humana.

Os conteúdos estão distribuídos entre:

Acesse: www.educaopee.com.br e vivencie esta nova forma de aprender e se desenvolver!

 

Por que escolher a OPEE Educação?

A missão da OPEE Educação é inspirar pessoas à uma atitude empreendedora e à construção de projetos de vida sadios, eficazes, éticos e felizes, para que se tornem protagonistas e agentes transformadores do futuro. Para isso, buscamos ser referência na formação de pessoas que pensem, sintam e ajam motivadas por valores claros e atitudes éticas, comprometidas com um mundo melhor, para si e para a humanidade.

A OPEE Educação:

  • Está há quase 20 anos no mercado educacional;
  • É pioneira na educação de competências socioemocionais;
  • Oferece uma coleção alinhada com as competências da BNCC. 

Nossos números confirmam e reforçam nosso compromisso em auxiliar as instituições de ensino a estimularem a construção de um projeto de vida saudável e feliz para as crianças e jovens:

1.000.000 de alunos impactados em todo Brasil;
mais de 1.000 instituições de ensino capacitadas;
80% de aprovação por parte dos alunos;
presente em 23 estados brasileiros e em mais de 300 cidades. 

Visite o site da OPEE Educação e acompanhe nossas redes sociais! 👇

Facebook: www.facebook.com/opeeeducacao/

Instagram: www.instagram.com/opee_educacao/

Youtube: www.youtube.com/metodologiaopee

A importância da formação de quem forma

Atualmente, um dos assuntos mais abordados nas instituições de ensino é a BNCC – Base Nacional Comum Curricular. Esse documento propõe, entre outras mudanças, uma adequação das competências trabalhadas nas escolas, valorizando a formação humana integral.

Para nós, da OPEE Educação, é motivo de satisfação identificar que essa novidade já faz parte do trabalho da Metodologia OPEE há quase 20 anos. Um ser humano que se forma de maneira integral e integrada consegue se adaptar com facilidade às mudanças cada vez mais constantes de nossa era. Estamos preparando crianças e jovens para um mundo que desconhecemos, por isso acreditamos que vale fazermos algumas reflexões:

Será que nossos professores estão prontos para lidar com todos esses novos desafios? O que é ser um bom professor no século XXI? Quais são as competências e habilidades necessárias para a docência? É fácil, para adultos professores lidarem com as próprias emoções? E propor soluções para conflitos?

Pensando nisso e considerando a falta de tempo de que nossos docentes dispõem para se atualizar e buscar novos caminhos, a OPEE Educação apresenta uma nova solução: a Educa OPEE – uma plataforma EAD, com cursos interativos, com o objetivo de disseminar conhecimento e experiência, acompanhando as mudanças e tendências do mundo moderno. O grande diferencial da Educa OPEE é contar com a experiência de duas décadas de educação socioemocional além de autores renomados, para oferecer uma variedade de cursos focados no desenvolvimento e na formação humana.

O curso EAD “10 Competências Socioemocionais”, ministrado pelo especialista Leo Fraiman, tem o objetivo de ajudar os professores a se aprofundarem no tema, criando possibilidades para formar alunos protagonistas e agentes transformadores do futuro. As habilidades abordadas nesse curso são indispensáveis para a formação humana e profissional: motivação; disciplina; empatia; resolução ética de conflitos; respeito; autogestão emocional; proatividade; autoestima; autonomia e resiliência.

Sabemos da importância da formação de quem forma. Professores do século XXI precisam aprender novas maneiras de ensinar porque os alunos de hoje também têm novas maneiras de aprender!

Acesse: www.educaopee.com.br

Autores: Opee Educação e Mercare Marketing Educacional

A Metodologia OPEE na ONU!

No último dia 6 de setembro de 2019 a Metodologia OPEE ganhou repercussão internacional e foi apresentada para 30 países no Symposium Internacional 2019 – Formando Lideranças para o Desenvolvimento Sustentável: compartilhando experiências, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Genebra.

Leo Fraiman, autor da Metodologia, fez parte da mesa Propostas de Vanguarda na Educação de Hoje e apresentou a OPEE abordando  ainda como educadores, escola, alunos e família podem construir juntos projetos de vida eficazes, sustentáveis, éticos e felizes.

Foi com muito orgulho que Leo e sua equipe representaram o Brasil nesta empreitada, pioneiros que são na proposta de desenvolvimento das habilidades e competências socioemocionais nas escolas brasileiras.

 

Cinco diferenciais que seu filho desenvolve nas aulas de OPEE

1 – Conhece mais sobre si mesmo, ficando menos vulnerável às influências externas e modismos.

O autoconhecimento é o eterno conhecer a si mesmo, constante e mutável. Um exercício que exige dedicação, introspecção e paciência. É um processo que pode ser realizado individualmente ou com auxílio de outras pessoas: pares, amigos e até mesmo profissionais especializados.

 

2 – Faz escolhas mais assertivas diante das inúmeras possibilidades de hoje em dia.

Quando sei quem sou, quais são os meus talentos, habilidades e competências, onde quero estar, como e com quem quero me relacionar minhas chances de fazer melhores escolhas é infinitamente maior.

O primeiro eixo dos nossos livros é o autoconhecimento, ponto chave para o desenvolvimento destas e de outras percepções.

3 – Entende a importância de ser o melhor PARA o mundo e não DO mundo!

Não somos mais cidadãos de uma cidade, Estado, país ou continente. Somos cidadãos do mundo, do planeta Terra. Nossas ações estão interligadas e impactam tudo e todos. Acreditamos que é a liderança sobre nós que permite uma liderança nobre sobre o mundo e que só podemos ficar bem se todos à nossa volta estiverem bem.

 

4 – Entende que a vida tem valor.

Somos nós adultos a referência para crianças e jovens e devemos ser capazes de mostrar que a vida é boa, que o futuro tem oportunidades, que amar é melhor que brigar e que podemos transformar problemas em oportunidades de crescimento.

5 – Aprende a validar a si, o outro e o mundo!

O processo de autoestima é fator de proteção para crianças e jovens que quando se estimam se distanciam das drogas, de jogos de risco e da violência.

Validar o outro é praticar a empatia e a cooperação. É viver o bem estar social e ter consciência global.