NOVIDADES OPEE 2023

NOVIDADES OPEE 2023

O final de 2022 está se aproximando e nós da Metodologia OPEE estamos a todo vapor consolidando novidades para as escolas parceiras OPEE para o próximo ano letivo!

Com o intuito de buscarmos sempre enriquecer o trabalho dos mediadores em sala de aula e proporcionar aulas mais dinâmicas, ricas e proveitosas, é que trazemos boas notícias para nossos educadores, alunos e familiares.


A cada ano, o material exclusivo PROJETO DE VIDA EM FAMÍLIA é renovado e uma nova temática é proposta para ser trabalhada com as famílias. Em 2023, abordaremos o tema da FELICIDADE E SAÚDE MENTAL.

Por ser a família o primeiro e principal meio de interação social da criança e do jovem, ela tem um papel fundamental no desenvolvimento de suas competências socioemocionais. Assim, consideramos muito importante ampará-los nesse processo e trazer essas temáticas de extrema relevância nos dias atuais. 

Por meio de atividades, textos, reflexões e dicas de leituras inspiradoras, o objetivo do material é oferecer possibilidades e caminhos práticos para auxiliar os familiares em relação ao equilíbrio emocional, a olhar com mais gentileza para si mesmos e a superar momentos delicados da vida pessoal e familiar.

 

 

 


Uma outra novidade muito especial para 2023 é o lançamento dos GAMES COMPORTAMENTAIS OPEE – Caminhos e Escolhas, direcionados para as séries finais do Ensino Fundamental.

São 4 jogos digitais em linguagem de História em Quadrinhos que abordam temáticas relevantes para o público adolescente.

 

 

Uma maneira inovadora de desenvolver autoconhecimento, empatia e outras habilidades socioemocionais essenciais para a construção de um projeto de vida sadio, feliz e eficaz. Para cada série, é trabalhada uma temática específica no jogo:

  • 6º ano: Convivência
  • 7º ano: Atitude sustentável nas finanças e na vida
  • 8º ano: Inteligência emocional e bullying
  • 9º ano: Itinerários formativos e escolha profissional para o futuro

O material também contempla o MANUAL DO PROFESSOR, que é 100% digital, interativo e de fácil navegação. 

 

 

Além disso, uma terceira novidade é a JORNADA DE PROSPERIDADE, a qual surgiu da união da OPEE e Oficina das Finanças. As escolas parceiras que utilizam a coleção OPEE e o material da Oficinas das Finanças no mesmo segmento, terão acesso a recursos extras, como a Vacina Financeira Especial, a Consultoria Financeira on-line mais canal direto com o consultor e 10 pílulas exclusivas em vídeos. 

Assim, nossos estudantes são motivados a fortalecer habilidades socioemocionais e desenvolver seus projetos de vida!

 

 

 

Esperamos que as novidades sejam bem aproveitadas em sua instituição e com seus alunos e suas respectivas famílias! Assim podemos ampliar as reflexões e trocas realizadas no dia a dia escolar, contribuindo com a construção dos Projetos de Vida!

“Estudo OPEE 2022 - Educadores Brasileiros” tem grande destaque na mídia

“Estudo OPEE 2022 – Educadores Brasileiros” tem grande destaque na mídia

Os primeiros resultados do “Estudo OPEE 2022 – Educadores Brasileiros” foram divulgados em 15 de outubro, em homenagem ao Dia dos Professores, e tiveram uma excelente repercussão na mídia:

Fonte: Globoplay (2022)
  • SP TV 1ª Edição da Rede Globo;
  • Jornal Nacional da Rede Globo;
  • Portal G1 – destaque da capa;
  • Globonews – edição da tarde;
  • Globonews – edição das 22h;
  • Artigo do Leo Fraiman publicado no Correio Braziliense;
  • Gazeta Web;
  • Portal Mundo RH;
  • Entre outros.

Ao final destacamos todos os links para acesso às reportagens.

 


Aguarde! 

Em novembro faremos uma LIVE para o lançamento de um E-BOOK gratuito com todos os resultados do Estudo OPEE 2022 – Educadores Brasileiros.


 

Saiba mais sobre o “Estudo OPEE 2022 – Educadores Brasileiros”

 

O Estudo OPEE 2022 – Educadores Brasileiros contou com 1505 respondentes da área pública e privada de todas as regiões do país e foi realizado em setembro deste ano pela OPEE Educação e executado pela Mercare Educação, tendo como objetivo mapear o cenário pedagógico e escolar brasileiro nos últimos 12 meses. Apesar das mais distintas adversidades, como a pandemia da Covid-19, a pesquisa identificou um horizonte promissor a partir do índice de motivação de 7,7 (em uma escala de 1 a 10) apontado pelos educadores sobre atuarem no setor.

Fonte: Globoplay (2022)

 

De acordo com o estudo, cerca de 60% não considera mudar de área, mesmo em contexto de adversidades; ensino socioemocional e parceria com as famílias lideram o que os educadores consideram fundamental para uma escola ideal.

 

 

 

 

A mensuração de dados e a apresentação de análises ao público são dois fatores de grande relevância da pesquisa da OPEE Educação, uma vez que o Brasil ainda carece de estudos específicos (quantitativos e qualitativos) sobre a área de educação como um todo. Essa falta de um pensamento orientado por dados faz com que as tomadas de decisões sejam carentes de um olhar cirúrgico, podendo ter uma eficácia vulnerável. 

 

Acesse todas as reportagens:

 

SPTV/SP1 https://bit.ly/3eML8pa
Jornal Nacional http://glo.bo/3DddQJ7
Portal G1 – Capa http://glo.bo/3sciQHW
Artigo do Leo Fraiman publicado no Correio Brasiliense https://bit.ly/3DdJjuV
Portal Mundo RH https://bit.ly/3TGM3X7
Gazeta Web https://bit.ly/3gpWi3F
Nova Onda FM https://bit.ly/3yX1a6O
Jornal Floripa https://bit.ly/3gp1RPD
Jornal Dia a Dia https://bit.ly/3SjAEv5
Anselmo Santana https://bit.ly/3greZUN

 

Visite o site da OPEE Educação e acompanhe nossas redes sociais! 

 

Vamos Brincar?

Vamos Brincar?

Quem nunca ouviu a frase “brincadeira é coisa séria ” ?

Essa ideia tem mais a ver com a importância da brincadeira na vida do ser humano e da valorização desta ação do que necessariamente com a seriedade de uma brincadeira. Até porque nem toda brincadeira é obrigatoriamente séria, e nem toda situação divertida é necessariamente uma brincadeira.

Em sua obra Homo Ludens, o historiador holandês Johan Huizinga descreve o jogo como elemento central na vida do ser humano, sendo considerado constitutivo da civilização e não exclusivo do ser humano, presente também na vida dos animais.

Apesar de todas as variações conceituais e explicativas sobre esta temática, fato é que é essencial nos perguntarmos o quanto temos proporcionado e aproveitado esse aspecto de nossas vidas e também na vida das crianças e dos jovens.

O brincar na vida adulta é algo que pode adquirir diversas dimensões e que pode ser praticado em situações do dia a dia, em atividades livres, flexíveis e que tragam a sensação de bem-estar e prazer, não com um objetivo específico e relevante.

É importante lembrar que não há idade e nem uma única maneira de brincar. Stuart Brown, psiquiatra e pesquisador sobre o tema, ressalta a importância do brincar em nossas vidas, destacando as várias possibilidades de cultivá-lo: jogos corporais, brincadeiras sociais, brincadeiras com objetos e com as mãos, solitárias e imaginativas, de exploração e curiosidade, entre outras.

Você sabia que quando conta uma história, faz uma pintura, usa roupas extravagantes ou mesmo participa de jogos você pode estar brincando?

O convite é nos perguntarmos: qual é a minha história com o brincar? Costumava brincar mais na infância ou atualmente? O quanto me permito brincar e me envolver em atividades lúdicas atualmente? Em minhas aulas, há espaço para brincadeiras?

 

Confira abaixo algumas ideias de brincadeiras que podemos praticar ao longo das aulas com a Metodologia OPEE:

  • Módulo 1 – Autoconhecimento
    • Contação de história
    • Roda de conversa
    • Perguntas e respostas
    • Exercícios de imaginação e criatividade
    • Dança, expressão corporal

 

  • Módulo 2 – Escolhas Profissionais
    • Jogos de desafio
    • Jogos com regras e estratégia
    • Vivência e dramatização de atuações profissionais
    • Exercícios de imaginação e criatividade
    • Jogos manuais (de montar, consertar, empilhar…)

 

  • Módulo 3 – Educação Financeira e Sustentabilidade
    • Brincadeiras sociais e de interação
    • Exercícios de imaginação e criatividade
    • Jogos de desafios e soluções

 

  • Módulo 4 – Métodos de Estudo e Aprendizado
    • Contação de história
    • Exercícios de imaginação e criatividade
    • Dança, expressão corporal
    • Brincadeiras solitárias e imaginativas

 

Para que a vida e o mundo sejam também divertidos, nada melhor do que brincar, sozinho ou em grupo!


Para saber mais:

Para Leo Fraiman, estamos caminhando para uma formação mais integral, o ser humano na sua totalidade.

Para Leo Fraiman, estamos caminhando para uma formação mais integral, o ser humano na sua totalidade.

Leo Fraiman foi entrevistado pela Revista Mundo Escolar, 15ª edição, para uma reportagem sobre o tema: “Lar, escola, redes sociais e futuro. Como as instituições de ensino se relacionam (ou deveriam se relacionar) com estudantes inseridos na nova estrutura familiar, em um universo hiper conectado”.

Leo se mostra otimista em relação a educação do futuro: “Vejo com bons olhos (o futuro), que estamos caminhando para uma formação mais integral, o ser humano na sua totalidade. Acredito que ainda vou ver muita coisa boa no mundo.”

Fonte: Revista Mundo Escolar
FTD Educação, Agosto de 2022.

Confira aqui!

4 pilares da educação do futuro

4 pilares da educação do futuro

E lá se vão 20 anos de uma história incrível, que como toda boa narrativa traz a sensação de ter acontecido num piscar de olhos. Celebramos neste ano, vinte anos de projeto de vida e atitude empreendedora para muito além do socioemocional. Afinal, o projeto de vida é uma competência ou ele é uma instância destacada de nossa existência humana? O certo é que ambas as respostas estão corretas.

Um dos grandes diferenciais da metodologia OPEE ao longo das últimas duas décadas, foi sempre ter o projeto de vida como o norte, a referência, a bússola. Como gostamos de dizer, os projetos de vida são as sementes do amanhã, e o que diferencia a semente de um fruto é o seu cultivo, por isso buscamos reforçar sistematicamente com os nossos estudantes, a percepção de que a distância entre o sonho e a conquista, em muitos casos se dá pela atitude, pela atitude empreendedora que nos permite superar o medo do porvir.

Assim, passo a passo nossas crianças e adolescentes vão entendendo que melhor do que temer o futuro, é tomar o futuro nas mãos! Isso significa trocar o será… pelo serei! O projeto de vida é o que norteia os nossos pensamentos, sentimentos e comportamentos diante de nós mesmos, dos outros e da vida. Quem tem clareza e consistência em seus projetos da vida, não vive sua vida de maneira aleatória como se fosse uma bola de bilhar no jogo da vida.

Mas ao pegar a vida nas mãos, consegue ter uma maior clareza de seus desejos, metas, objetivos, e assim, com muito mais assertividade, se habilita a transformar sonhos em projetos, projetos de vida, com vida e para a vida. Podemos entender então o projeto de vida como o conjunto de valores que referenciam aquilo que buscamos na vida e para vida. O ser humano é movido por esses valores! Aquilo que tem valor para nós, merece nosso esforço, nossa dedicação e nossa superação.

É graças ao valor da vida, que uma mãe levanta de madrugada mesmo exausta e amamenta seu filho. É graças ao valor da honra, que um bombeiro entra em um prédio em chamas para salvar uma vida. Graças ao valor da vida, que nossos mediadores entram inspirados, animados e comprometidos todas as semanas para fazer a diferença junto aos nossos estudantes! É graças ao valor dos projetos de vida, que nós da OPEE nos dedicamos incansavelmente ao longo desses 20 anos para inovar, renovar e ressignificar o valor da existência humana.

Quando uma pessoa tem um para que viver, quando ela tem algo que transcende a si mesma, algo para amar, alguém para amar, algo a realizar, quando uma pessoa recebe um chamado da vida e se compromete com ele, está construindo o seu projeto de vida! As competências socioemocionais, como a empatia, a análise crítica da realidade, a linguagem, a disciplina, a perseverança, são os instrumentos, as ferramentas, as formas, as forças, que nos permitem dar tração e rumo aos nossos projetos de vida.

Por meio da Metodologia OPEE, enfocamos quatro grandes eixos, como se fossem vórtices de força que saem do indivíduo e o direcionam pela vida. O primeiro deles é o autoconhecimento, a inteligência emocional, os valores e a edificação do caráter. O segundo são as escolhas profissionais, definindo assim não só a futura profissão, como as áreas de atuação, os nichos de mercado, os diferenciais para se fazer a diferença no mundo.

Por meio do autoconhecimento, conseguimos inclusive dar mais potência às nossas escolhas profissionais, entendendo o trabalho como uma maneira de contribuir com a sociedade e perceber que a maior riqueza, é enriquecer o mundo com as nossas ações. Para que isso se consagre, é preciso um terceiro eixo, que envolve um bom planejamento financeiro, uma consciência de si como ser sustentável e atitudes que levem em conta a consideração máxima e irrestrita ao cuidado com os diversos ambientes que transitamos. Sustentabilidade não é uma ideia, mas sim um compromisso que se consagra quando há clareza desse valor!

E todas essas esferas se coadunam com o quarto eixo, um bom planejamento de estudos e aprendizado, para que possamos alcançar o máximo potencial cognitivo, mola mestra de toda transformação existencial de nossas vidas. Afinal de contas, um aluno preparado é um aluno inspirado a ser, a fazer, a aprender e a conviver, os quatro grandes pilares da educação para o futuro.

 

Texto: Leo Fraiman | Foto: Deposiphotos

Ler para as crianças e com as crianças é fundamental

Ler para as crianças e com as crianças é fundamental

Era uma vez, uma linda menina de cabelo enroladinho que se chamava Vitória. Ela era uma linda criança que amava de montão estar na escola, principalmente naqueles momentos mágicos em que ela percebia que a professora Magali, ao se levantar de sua mesa que tinha cor de gelatina de limão, caminhava pela sala de aula na direção da estante amarela no canto da parede. Era ali, bem em cima das prateleirinhas cor de sol, onde ficavam guardados à vista de todo mundo da sala, os livrinhos com as melhores histórias do mundo.

Como é incrível viver a experiência de se encantar com a vida ao lado de uma criança, quando podemos ler para ela alguma historinha especial! Seja como professor para enriquecer a aula com a turminha de alunos na escola, seja como pai, mãe ou familiar para tornar mais especial aquele momento antes de dormir, a literatura infantil abre espaços para inúmeros benefícios, tanto para o desenvolvimento de competências técnicas, quanto para o desenvolvimento de competências socioemocionais. A leitura de histórias fortalece as crianças para a vida!

A Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal organizou um seminário onde foram apresentados, em junho de 2022, resultados do estudo “Avaliação da qualidade da educação infantil”. Para o estudo foram visitadas 3.467 turmas por todo o Brasil, sendo 1.683 creches e 1.784 pré-escolas, em 1.807 unidades educacionais. Além de diversas informações relevantes, o estudo revelou que em cerca de 55% das turmas avaliadas, a leitura de livros de histórias infelizmente não é priorizada para as crianças, não havendo um momento de leitura desses conteúdos como parte da rotina.

Em um mundo tão acelerado, que desde muito cedo muitas vezes empurra nossos pequeninos para a comodidade do mundo das telas, momentos de leitura podem ser na verdade um grande antídoto contra a crueldade tóxica da hiper estimulação. Já há algum tempo que pesquisadores como o psicólogo e pós doutor Cristiano Nabuco, nos alertam a respeito dos efeitos nocivos gerados pelo excesso de uso de dispositivos eletrônicos. Ele nos lembra que a Sociedade Brasileira de Pediatria orienta que crianças na idade de 0 a 2 anos não devem utilizar tais recursos e as de 2 a 5 anos, que tenham a regulação do acesso por no máximo uma hora por dia.

Cultivar um caminho que seja pavimentado pelo amor à leitura, é com toda a certeza, uma das estratégias mais eficazes para o desenvolvimento humano de nossas crianças, por vezes tão “digitalizadas” nos dias de hoje. Muitas vezes em meio à solidão das telas, se distraem, se acalmam, se alimentam, se entretém enquanto o mundo dos grandes segue girando freneticamente. A promoção de vínculos em relacionamentos saudáveis pode ser estimulada e alcançada quando abrimos espaço para um mergulho sem pressa nas letrinhas da história de um livro. Muitas vezes a parte mais importante de alguém ter lido para mim, é que alguém parou comigo e leu para mim!

Elementos como as expressões faciais, a entonação da voz, a preparação do ambiente e principalmente o afeto promovido por meio de encontros humanos, favorecem o desenvolvimento da empatia, do autoconhecimento, das habilidades orais e da alfabetização. Ler para as crianças junto com elas abre espaços importantes para a aprendizagem, para a criatividade, desperta a curiosidade, estimula a imaginação, além de desenvolver outras habilidades, como a capacidade de resolver problemas complexos. Ler para alguém ajuda a nos darmos conta da vida que nos toca naquele instante!

O desenvolvimento da autoconfiança, tão fundamental para a aprendizagem e para a vida, é também outro grande benefício que se alcança quando abrimos espaços em nossas agendas, geralmente tão ocupadas com “coisas importantes”, para priorizarmos momentos afetivos e efetivos de leitura. Este gesto de coragem nos habilita para a realização de valores criativos e de convivência, que segundo Viktor Frankl, nos ajudam a fortalecer nossas crianças para que percebam o sentido da vida que está sempre presente! Ler para alguém por amor é dizer sim à vida!


Texto:
Alberto Carneiro | Foto: Deposiphotos

Guia de Acolhimento: Caminhos para a Superação - Parte I, II e III

Guia de Acolhimento: Caminhos para a Superação – Parte I, II e III

Durante o primeiro ano da pandemia de Covid-19 foram muitas as estratégias utilizadas pelas instituições escolares, pelos educadores e também pelos alunos e famílias para se adaptarem a um novo contexto e uma nova rotina diante das diversas restrições que a pandemia nos colocou.

Diane disso, a FTD Educação, em parceria com a OPEE Educação elaborou e disponibilizou gratuitamente 3 Partes do Guia de Acolhimento com orientações, reflexões e atividades que favorecem a construção de um espírito colaborativo de superação e incentivam uma atitude empreendedora diante da vida. Esse acolhimento contribui para fortalecer cada vez mais as alianças emocionais e a parceria entre a escola e a família.

A Parte I é dedicada ao acolhimento dos profissionais da escola, bem como dos alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio. Já a Parte II tem como foco atividades de acolhimento para as famílias. E a Parte III foi desenvolvida pela Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp) e o Grupo de Empoderamento e Liderança Feminina (ELF) da Fisesp e disponibilizada à OPEE e à FTD Educação. Este volume orienta educadores a distinguir, entre os jovens, relacionamentos tóxicos de relacionamentos saudáveis, oferecendo noções básicas sobre prevenção de violência entre parceiros.

É possível acessar todos os volumes por meio dos links abaixo:

Parte I: https://conteudoaberto.ftd.com.br/home-professor/conteudos-formativos/caminhos-para-a-superacao-inspiracoes-para-uma-escola-humanizada/#

 

Parte II: https://conteudoaberto.ftd.com.br/home-professor/conteudos-formativos/ebooks/ftd-educacao-e-leo-fraiman-disponibilizam-guia-de-acolhimento-parte-ii/

Parte III: https://conteudoaberto.ftd.com.br/home-professor/parcerias/ftd-educacao-e-leo-fraiman-disponibilizam-guia-de-acolhimento-parte-iii/#


É possível utilizar as atividades da forma como estão propostas e também adaptá-las ao seu grupo e seu contexto escolar.

Esperamos que estas inspirações e propostas de acolhimento possam promover mais engajamento e trocas entre educadores, alunos e famílias!

 

 

Texto: Mariana Gonçalo

Projeto de Vida na Educação Infantil

Projeto de Vida na Educação Infantil

Promover o desenvolvimento integral do aluno tornou-se uma das grandes missões da escola. As dimensões intelectuais, físicas, sociais, emocionais e culturais se conectam e constituem sujeitos singulares, que por sua vez, precisam desenvolver todos esses aspectos para construir Projetos de Vida conscientes, autênticos e felizes.

Leo Fraiman, psicoterapeuta e autor da Metodologia OPEE, se dedica a temática de Projeto de Vida há 20 anos e é referência ao falar sobre bases importantes para essa construção desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.  

Pensamentos, sentimentos e ações conduzidos por um fio condutor – um Projeto de Vida – ajudam alunos a alcançar sua melhor versão para fazerem a diferença no mundo, e esse movimento deve iniciar-se desde os primeiros anos da vida escolar da criança. 

BNCC e OPEE

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que define os parâmetros para o desenvolvimento do currículo de cada instituição, legitima a importância da construção de um Projeto de Vida. Dentre as 10 Competências Gerais que devem ser desenvolvidas ao longo de toda a Educação Básica, a sexta competência revela a importância de entender as relações que permeiam o mundo do trabalho e seus impactos na sociedade. Mas além disso, estabelece a urgência em desenvolver no aluno a capacidade de fazer escolhas pautadas em seu Projeto de Vida, de forma responsável e consciente.

Para que o estudante consiga desenvolver essa competência, ele precisará de proposições que estimulem o autoconhecimento para compreender seu projeto de vida e a partir daí organizar suas metas e objetivos, se planejar, ter autoconfiança e determinação. Isso é gerir a própria vida, pegar a vida com as mãos e se comprometer a dar o seu melhor. 

Desde a etapa da Educação Infantil, a criança deve começar a desenvolver as bases fundamentais para essa construção. Em seus primeiros anos de vida, ela aprende e constrói seus vínculos afetivos iniciais, geralmente com seus familiares, mas é ao ingressar na escola que todo o aprendizado e socialização se estruturam por meio de propostas pedagógicas com objetivos claros. 

A constituição de competências cognitivas e socioemocionais, essenciais para a construção de um Projeto de Vida, será a partir de propostas com intencionalidade educativa, ou seja, o professor/ mediador levará em consideração todos os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento a serem alcançados, valorizando as especificidades de cada criança.

Aprender a nomear e lidar com seus sentimentos, conviver de maneira agradável com as pessoas e entender a importância dos valores humanos são habilidades que podem ser desenvolvidas desde cedo. 

O educador e pesquisador José Moran, fala sobre a importância de construirmos projetos de vida na educação: 

“O projeto de vida bem desenhado é do interesse de todos, porque nos ajuda a propor perguntas fundamentais, a buscar as respostas possíveis, a fazer escolhas difíceis e a avaliar continuamente nosso percurso. Isso dará sentido e prazer ao aprender em todos os espaços e tempos e de múltiplas formas, em cada etapa da nossa vida. Muitas pessoas não desenvolvem esse autoconhecimento, a capacidade de perceber-se, avaliar-se, transformar-se. Isso pode ser ensinado em qualquer etapa da vida; quanto antes, melhor.”

O professor, sem dúvidas, é um dos recursos mais valiosos para a formação integral do aluno, que garantirá o seu direito de conviver, brincar, participar, explorar, expressar-se e conhecer-se, aspectos fundamentais na construção de um Projeto de Vida. Para estruturar este trabalho, a Metodologia OPEE está presente em turmas de Educação InfantiI de 5 anos em diversas regiões do Brasil, comprovando que falar sobre os sentimentos, convivência e valores desde cedo torna-se um grande diferencial na vida dos alunos. 

E para garantir um recurso didático, que será um aliado ainda mais forte para a escola, temos uma grande novidade! A Metodologia OPEE se estenderá para os alunos da Educação Infantil a partir dos 4 anos. Em 2022, com nossa coleção “Projeto de Vida e Atitude Empreendedora” totalmente alinhada a BNCC, alunos de todo o Brasil poderão ser impactados com propostas que os desenvolvam integralmente. Confira os títulos dos módulos propostos para serem trabalhados ao longo do ano letivo: 

Saiba mais sobre a coleção: https://www.youtube.com/watch?v=nui1tHNEAsU

E para ir além no entendimento das temáticas Projeto de Vida e Atitude Empreendedora, não deixe de conferir: https://www.opee.com.br/projeto-de-vida-e-atitude-empreendedora/

 

Texto: Ellen Sassaki | Foto: Deposiphotos

Reflexões sobre o futuro...

Reflexões sobre o futuro…

Com alguma frequência, costumamos ouvir ou ler sobre tendências em relação ao futuro, incluindo aí, o futuro do trabalho e das profissões. Muitas vezes as informações são alarmantes ou preocupantes, outras, temos a impressão de que não há nada de tão novo assim. E nesse contexto de abundância de dados e investigações, parece cada vez mais desafiador driblar o cansaço provocado pela busca de fontes confiáveis, pela seleção dos aspectos relevantes e pela questão que sempre se coloca: o que fazer com tudo isso?

Sim, porque os apontamentos de tendências não são garantias do que está por vir, mas sim sinais indicadores das possibilidades mais prováveis e plausíveis. E ao nos depararmos com os indícios sobre o futuro do trabalho, isso impacta a todos nós, não necessariamente apenas a profissão de alguém, mas também na forma como vamos nos relacionar, consumir, aprender, conhecer, trabalhar, nos transportar, enfim, viver.

De acordo com o relatório da McKinsey Global Institute, publicado em fevereiro de 2021, sobre o futuro do trabalho após a COVID-19, a pandemia acelerou três grandes tendências que parecem que irão permanecer mesmo quando a pandemia desagravar:

 

  1. O trabalho remoto e as reuniões virtuais provavelmente continuarão, mesmo que de forma menos intensa do que anteriormente.
  2. e-commerce e outras transações virtuais, por sua vez, continuarão em alta (telemedicina, online banking, entre outros).
  3. Maior adoção da automação e de inteligência artificial (IA), principalmente nas categorias de trabalho que envolvem bastante proximidade física.

Vale ressaltar que a pesquisa envolveu 8 países com diversos modelos de mercado de trabalho.

Uma outra tendência apontada para estes países é o aumento de demanda (maior do que antes da pandemia) por ocupações ligadas à saúde e ocupações STEM, sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. Isso se explica porque a população vem envelhecendo e também devido a uma necessidade crescente de profissionais que saibam lidar com tecnologia. 

É importante ressaltar também que os trabalhadores precisarão desenvolver habilidades socioemocionais, bem como habilidades com tecnologia para ingressar em ocupações com faixas salariais e remuneração mais altas. Este é um exemplo de tendência que temos nos deparado já há algum tempo, desde antes da pandemia e que inclusive as novas mudanças do Novo Ensino Médio também propõem: o desenvolvimento das habilidades socioemocionais e competências não apenas cognitivas. 

Independentemente das áreas profissionais que terão mais ou menos demanda, do impacto também na geografia das cidades e nos serviços (devido à diminuição de viagens a trabalho e ao aumento de algumas áreas que podem fazer trabalho remoto), o que nos chama a atenção e pode guiar nossas ações é justamente a conhecida capacidade de nos adaptarmos, de convivermos bem uns com os outros, de criarmos e buscarmos soluções para problemas complexos. Tudo isso tem a ver com as chamadas habilidades socioemocionais, que são essenciais para todo trabalhador tentar buscar alternativas quando sua área sofre uma retração ou até é extinta, ou mesmo quando há um mar de oportunidades novas em sua área. Procurar criar alternativas ainda não pensadas ou mesmo aproveitar aquelas que já estão escancaradas depende não apenas da competência técnica (a qual pode ser desenvolvida), mas muito das habilidades sociais e emocionais (as quais também podem ser desenvolvidas).

A Metodologia OPEE, há mais de 20 anos trabalhando com a construção de projetos de vida e com o desenvolvimento das competências socioemocionais entende a importância destas competências e por isso mesmo, procura, por meio dos materiais e serviços às escolas, educadores e alunos, desenvolvê-las ao longo de toda a trajetória escolar, considerando inclusive que não se encerram ao término do Ensino Médio, mas são um empenho por toda a vida.

Que diante de tantas informações, tendências e apontamentos, não percamos a curiosidade, a capacidade de mantermos a postura e atitude de aprendizes e reconhecer que o futuro, na verdade, é o resultado de nossas atitudes e hábitos de hoje. 


Fonte:
McKinsey Global Institute – The future of work after COVID-19, 18 de fevereiro de 2021.
Disponível em: https://www.mckinsey.com/featured-insights/future-of-work/the-future-of-work-after-covid-19

Foto: Deposiphotos

Para Leo Fraiman, escola precisa falar de sentido, propósito, significado, felicidade e realização

Para Leo Fraiman, escola precisa falar de sentido, propósito, significado, felicidade e realização

Leo Fraiman e a Metodologia OPEE foram destaques na Cobertura Especial Bett Brasil 2022, da Revista Educação.

 

“Se não trabalharmos esse pensar, sentir e agir, é fácil se distrair do significado da vida”, orientou o autor do livro sobre Projeto de Vida mais procurado no PNLD.

Fonte: Revista Educação
Leticia Scudeiro, 13 de maio de 2022.
Confira!