Projeto de Vida no Ensino Médio

Viver é fazer diariamente escolhas, recordando-me do filósofo existencialista Jean-Paul Sartre, que entendia o ser humano como um ser que constrói sua liberdade a partir do ato de escolher e se responsabilizar por suas ações.

Quando os nossos alunos chegam ao Ensino Médio, as perguntas mais recorrentes são: e agora? Que vestibular escolher? Qual é a melhor profissão?

Quando pensamos em Projeto de Vida, qual é a primeira palavra que vem em mente? A nuvem de ‘tags’ abaixo nos ajuda a exemplificar o que é Projeto de Vida para a Metodologia OPEE.

Vamos pensar na etimologia das palavras Projeto de Vida? Projeto vem do latim projicere: lançar para frente, colocar adiante, ou seja, ideia de futuro; e projectus, por sua vez, quer dizer lançado. Projeto de Vida é, nessa compreensão, o ato de sonhar e fazer um plano para o futuro.

Diante desta reflexão acerca do seu projeto para a vida, o jovem aprende que as suas escolhas estão além da escolha profissional e vestibular, e começa a buscar respostas para novas perguntas: que tipo de pessoa eu que ser? Como gostaria de viver? Como o trabalho contribui para encontrar o meu legado e missão diante da vida?

Autoconhecimento, inteligência emocional, escolha profissional, mercado de trabalho, educação financeira e métodos de estudos são os eixos norteadores para os alunos da Metodologia OPEE construírem o seus Projeto de Vida nesta etapa.

Por mais paradoxal que seja, os jovens no Ensino Médio aprendem a partir da própria experiência que não existe nada determinado, o projeto de vida é desenhado de dentro (recursos internos) para fora (recursos externos), por meio da aquisição de competências socioemocionais e cognitivas que são capazes de orientá-los para a atitude empreendedora. Leo Fraiman, autor da Metodologia OPEE, entende que Projeto de Vida é empreender a própria vida para chegar na melhor versão de si mesmo e este é o itinerário percorrido no Ensino Médio.

William Damon, professor e diretor do Centro de Pesquisas da Adolescência, na Universidade de Stanford e também um dos mais importantes estudiosos do desenvolvimento humano, em seu livro O que o jovem quer da vida?, a partir de pesquisas, ressalta a importância do projeto de vida para o jovem progredir, argumentando que é vital para a conquista da felicidade e a realização de todo o meio que está inserido; o que significa dizer que o Projeto de Vida não é apenas dos jovens, é da família, dos professores e de toda a sociedade, já que as suas escolhas, de alguma forma, impactam o ambiente no qual ele está inserido.  Damon é categórico ao afirmar que “todo projeto de vida gera consequências para além do eu”.

Voar com o seu Projeto de Vida! Este é o convite para os jovens no Ensino Médio. Viver com escolhas pautadas em valores e propósitos que visem a felicidade e o bem comum. Ter mais clareza do futuro e encontrar uma coerência entre o pensar, sentir e agir para construírem um Projeto de Vida feliz e autêntico.