O Poder do Foco na Educação

Convido você a pensar  na sua escola. Todo começo de ano letivo, alavancados pela motivação, estabelecemos como meta projetos incríveis. Acontece que no decorrer do ano alguns destes  projetos não chegam a se concretizar ou então, deixamos para realizá-los uma ou duas semanas antes da data prevista. E, com o passar dos anos, esta prática fica incorporada na cultura de nossas escolas.

Na vida, assim como na educação, um dos nossos maiores desafios é o foco. Daniel Goleman, em seu livro Foco, aborda este tema com maestria, afirmando que para uma vida bem vivida torna-se necessário a atenção para três tipos de foco: foco interno, foco no outro e foco externo. Os três estão em sintonia nos conectando com os valores que norteiam nossas ações. Este mesmo tema, o autor traz em seu novo livro: O Foco Triplo, uma nova abordagem para a educação.

O foco na educação permite que nossas escolas sejam um lugar onde metas transformam-se em realidade. A palavra chave para isso é a ação.  Deixo aqui algumas perguntas que podem ser consideradas na elaboração dos nossos projetos:

– Nos sentimos capazes de colocar este projeto em prática? Ele vai de encontro com os valores de nossa escola?

– Este projeto vem de encontro com a realidade dos nossos alunos? O quanto podemos crescer com a concretização do mesmo?

– Quais são as ações necessárias e como faremos o acompanhamento das etapas deste projeto?

E por fim, vale a pena levar em conta uma dica da psicologia positiva, antes da escolha de um projeto: É interessante? É desafiador? É prazeroso?