Metodologia OPEE: em quais bases teóricas a Metodologia OPEE é fundamentada?

Os pressupostos teóricos que embasam a Metodologia OPEE auxiliam o mediador a, por meio da visão de mundo e do enquadre teórico, compreender os pilares que justificam e sustentam as atividades propostas ao longo de toda a Educação Básica com a coleção. Veja abaixo as principais bases teóricas:

 

 

Todos esses saberes se complementam, uma vez que reconhecem a realidade como fruto de uma cocriação entre indivíduos e o meio ambiente. 

O Modelo Cognitivo adotado entende que as relações humanas são construídas de modo sinérgico e interativo: somos todos únicos, mediadores e alunos. A forma como cada um entende a realidade e atribui significado às suas experiências, é singular. E tudo isso deve ser considerado na interação e na construção rumo à realização de sonhos e projetos, integrando o pensar, o sentir e o agir.

A Neurociência, por meio de inúmeros achados recentes, mostra-nos a relevância da plasticidade cerebral, bem como a noção de que somos um todo interligado e em constante circularidade entre os processos de pensar, sentir e agir. Afinal, somos seres biopsicossociais em constante transformação e aprendizado.

A Logoterapia, com sua gama de conhecimentos, demonstra que somos dotados da capacidade de mudar, de transcender as circunstâncias e de aprender com as experiências. Viktor Frankl, criador desta teoria, nos alerta sobre a importância da busca pelo sentido da vida e do projeto de vida como fator de superação, pois sempre temos, por menor que seja, alguma possibilidade de escolha diante das situações que nos são apresentadas.

A capacidade de lidar com as emoções e conviver bem é um pilar essencial, praticado por meio do módulo de autoconhecimento e fundamentado nos conhecimentos da inteligência emocional. Todos queremos conviver bem uns com os outros. Isso não significa que não existam conflitos e divergências, mas sim a possibilidade de aprender com eles e compreender que todos têm direito a ter voz e respeito.

A Psicologia Positiva agrega com seus saberes de como promover uma vida sadia, eficaz e feliz. Com um olhar voltado não àquilo que não funciona ou às doenças, a proposta é compreender como podemos promover saúde e quais fatores de proteção podem ser praticados para viver melhor. 

As Ciências Sociais com certeza ampliam o olhar e nos auxiliam a entender o funcionamento, o desenvolvimento e a organização das sociedades e para onde estamos caminhando. Alinhada à Filosofia Existencialista, propomos que os alunos percebam que seu futuro não está condenado nem garantido, mas é construído diariamente. 

Um dos pontos angulares de nossa metodologia é justamente auxiliar o indivíduo a desenvolver seus projetos de vida, alcançar um bom grau de flexibilidade mental e empoderamento atitudinal para que consiga alcançar a satisfação em seu processo de crescimento pessoal e profissional. Acreditar no futuro é fator de proteção à saúde mental. Afinal, a busca por um sentido e por um propósito é o que nos mantém conectados com nossos projetos e com a atitude para concretizá-los, superando desafios e atravessando dificuldades.