Era minha, agora é sua

A Rede Romano de Educação foi uma das finalistas do 1º Prêmio Ações Transformadoras com o Projeto “Era minha, agora é sua”.

Os alunos da rede customizavam agendas antigas e doavam aos novos alunos, com frases de motivação, como forma de boas vindas. Mas, como eles já ganhavam a agenda do ano, acabavam não dando tanta importância para essa que recebiam. Levando isso em consideração, a Rede Romano de Educação pensou em usar a essência da ideia, porém com algumas adaptações, aliando uma ação de educação ambiental, com outra de viés social.

Antes de qualquer ação, os alunos precisavam entender sobre tudo que envolvia o projeto, sendo assim, foram convidados profissionais da área ambiental para conversar com eles sobre as questões ambientais envolvidas.

A oficina de customização das agendas contou com a ajuda dos Professores Alessandro Maldonado, Paula Alves Homero, Ana Maria de Campos Barbosa e Daniela Terra da Silva, responsáveis pela disciplina de EPV, das Escolas da Rede Romano. As oficinas aconteceram à tarde nas bibliotecas e os materiais utilizados foram trazidos de casa pelos alunos e ainda o cedido pelas Escolas da Rede Romano, que estavam em excesso, ociosos ou em desuso. Além desse momento nas bibliotecas, os alunos seguiram o trabalho de customização das agendas nos seus períodos de EPV, a fim de produzirem o maior número possível de agendas para presentear.

A essas alturas, mais e mais alunos queriam participar e até mesmo os funcionários das escolas se interessaram pela proposta e contribuíram com o projeto, levando agendas para customizar em casa, envolvendo, inclusive, suas famílias!

Após esta etapa, o Centro de Educação Ambiental (CEA), uma Organização Não Governamental, fundada em 1996 que emprega no Centro de Reciclagem sessenta famílias da Comunidade da Vila Pinto e atende quatrocentas e cinquenta e duas crianças por meio de projetos sociais, escola de educação infantil e ensino profissionalizante, foi escolhido para receber as quatrocentas e cinquenta e duas agendas customizadas por cerca de 300 alunos e 30 funcionários (entre professores e técnicos), pois assim estariam promovendo empreendedorismo social, por meio do voluntariado e consciência ambiental sobre os resíduos que produzem.

Parabéns equipe da Rede Romano de Educação por essa linda e inspiradora ação transformadora!