
UMA PARCERIA CAMPEÃ EM AVALIAÇÃO SOCIOEMOCIONAL
A FTD Educação, em parceria com o Instituto Ayrton Senna, atua junto à Metodologia OPEE ao oferecer uma solução de avaliação socioemocional* que permite o acompanhamento do desenvolvimento das competências socioemocionais por meio de evidências.
A solução é composta por um instrumento on-line, baseado em autorrelato, relatórios que dão suporte aos gestores escolares e educadores para intervenções pedagógicas mais assertivas e a Matriz Articuladora, recurso que apoia o planejamento pedagógico.**
O instrumento, aplicado por meio da PLATAFORMA FAROL, avalia estudantes com base no autorrelato, permitindo o mapeamento do desenvolvimento das competências socioemocionais da turma. O objetivo é ajudar a preparar crianças e jovens para enfrentar os desafios no século 21.
Para auxiliar o professor a planejar as aulas de Projeto de Vida de acordo com os relatórios gerados pelo Instrumento de Avaliação Socioemocional, a FTD e a OPEE desenvolveram a Matriz Articuladora, material digital interativo que conecta os conteúdos teóricos, as atividades e os recursos digitais da coleção Projeto de Vida e Atitude Empreendedora, do psicoterapeuta e educador Leo Fraiman, ao modelo organizativo de competências socioemocionais aplicado pelo Instituto Ayrton Senna ao Instrumento. Com isso, é possível aplicar os conteúdos de modo pedagogicamente ainda mais intencional para favorecer o desenvolvimento das competências socioemocionais.
As competências socioemocionais foram selecionadas pelo Instituto por possuírem evidências de correlação com aprendizagem, bem-estar, continuidade dos estudos, empregabilidade, entre outros.
Abaixo, as competências aferidas pelo Instrumento de Avaliação:
Avaliação Socioemocional para os Anos Iniciais e Matriz Articuladora
A Matriz conecta os conteúdos, atividades e recursos digitais da coleção às competências avaliadas pela solução.
A Aprendizagem Socioemocional – ASE é um importante componente para o desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes, que gera impactos positivos tanto na experiência escolar, como na vida social. Para as crianças vinculadas ao Ensino Fundamental – Anos Iniciais, é um momento crucial para promover o desenvolvimento de competências relacionadas a essa fase da infância.
A avaliação socioemocional do Ensino Fundamental Anos Iniciais é aplicada de forma on-line, com um instrumento lúdico que propõe aos estudantes a escolha entre duas situações que refletem algum tipo de sentimento ou comportamento.
O instrumento é composto por imagens e frases simples, que podem ser lidas ou ouvidas por meio de recursos de áudio. Esses recursos tornam o processo de reflexão sobre o autoconhecimento mais tangível para os estudantes dessa faixa etária, permitindo a adaptação à construção da autonomia de cada um.
O processo avaliativo está baseado no Big Five, assim como é praticado para o Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio. Entretanto, algumas competências são mais difíceis de identificar por meio de um instrumento avaliativo em que os próprios alunos respondem, pois ainda estão construindo o seu repertório linguístico e experiencial. Por isso, foi feito um recorte das 8 competências identificadas como passíveis de avaliação por meio de instrumento aplicado em larga escala: Curiosidade para aprender, Foco, Respeito, Empatia, Iniciativa social, Tolerância ao estresse, Tolerância a frustração e Autoconfiança. Apesar do recorte, os cinco grandes fatores estão contemplados na avaliação e as escolas devem se atentar para o desenvolvimento das 17 competências, ainda nos Anos Iniciais.
Texto: FTD Educação e Instituto Ayrton Senna.