O gestor e sua importância no dia a dia da escola

Quem dá o tom e o clima organizacional da instituição é ele: o gestor escolar. Ele influencia diretamente a forma como professores, estudantes e famílias se relacionam com o projeto pedagógico. 

Sua responsabilidade é indelegável: é quem conduz a equipe, faz escolhas estratégicas e sustenta a cultura da escola no cotidiano. Como farol, inspira, orienta e apoia os profissionais, ajuda cada um a reconhecer seu papel na formação integral dos estudantes e na construção de projetos de vida significativos.

A OPEE Educação reconhece o peso e importância desse papel e agora o fortalece com uma nova trilha formativa exclusiva para gestores parceiros, com capacitação on-line, certificada e organizada por temas.

Dentre eles estão: 

  • desafios do cotidiano da gestão escolar; 
  • estratégias para envolver as famílias; 
  • construção de um ambiente de bem-estar, felicidade e espiritualidade; 
  • comunicação, assertividade e carisma; 
  • cuidado com a saúde mental do líder, com dicas práticas para fortalecer seu próprio projeto de vida. 

Esses conteúdos se complementam para apoiar uma atuação mais consciente, autorresponsável e inspiradora à frente da escola.

Além disso, pelo portal Capacita OPEE, o gestor acessa vídeos, e-books, planejamentos, gamificação, relatórios de certificação da equipe e conteúdos específicos sobre avaliação processual, acompanhamento das aulas e engajamento das famílias. 

Esses recursos permitem orientar o uso da coleção, apoiar a formação docente de forma contínua e alinhar toda a equipe em torno dos objetivos do projeto. Além disso, a OPEE disponibiliza materiais para fortalecer a parceria com as famílias, como Guia de Acolhimento, e-books, podcasts, webinares e o Projeto de Vida em Família – Nosso diário de bordo, que ampliam o impacto do trabalho para além da escola.

Esses diferenciais são oferecidos de forma exclusiva às escolas parceiras e proporcionam ao gestor suporte permanente para acompanhar, qualificar e sustentar a implantação da Metodologia OPEE. E, com isso, construir uma cultura institucional coesa em torno do projeto de vida.

Texto: Marcela Braz.