Projeto de Vida na Educação Infantil

Promover o desenvolvimento integral do aluno tornou-se uma das grandes missões da escola. As dimensões intelectuais, físicas, sociais, emocionais e culturais se conectam e constituem sujeitos singulares, que por sua vez, precisam desenvolver todos esses aspectos para construir Projetos de Vida conscientes, autênticos e felizes.

Leo Fraiman, psicoterapeuta e autor da Metodologia OPEE, se dedica a temática de Projeto de Vida há 20 anos e é referência ao falar sobre bases importantes para essa construção desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.  

Pensamentos, sentimentos e ações conduzidos por um fio condutor – um Projeto de Vida – ajudam alunos a alcançar sua melhor versão para fazerem a diferença no mundo, e esse movimento deve iniciar-se desde os primeiros anos da vida escolar da criança. 

BNCC e OPEE

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que define os parâmetros para o desenvolvimento do currículo de cada instituição, legitima a importância da construção de um Projeto de Vida. Dentre as 10 Competências Gerais que devem ser desenvolvidas ao longo de toda a Educação Básica, a sexta competência revela a importância de entender as relações que permeiam o mundo do trabalho e seus impactos na sociedade. Mas além disso, estabelece a urgência em desenvolver no aluno a capacidade de fazer escolhas pautadas em seu Projeto de Vida, de forma responsável e consciente.

Para que o estudante consiga desenvolver essa competência, ele precisará de proposições que estimulem o autoconhecimento para compreender seu projeto de vida e a partir daí organizar suas metas e objetivos, se planejar, ter autoconfiança e determinação. Isso é gerir a própria vida, pegar a vida com as mãos e se comprometer a dar o seu melhor. 

Desde a etapa da Educação Infantil, a criança deve começar a desenvolver as bases fundamentais para essa construção. Em seus primeiros anos de vida, ela aprende e constrói seus vínculos afetivos iniciais, geralmente com seus familiares, mas é ao ingressar na escola que todo o aprendizado e socialização se estruturam por meio de propostas pedagógicas com objetivos claros. 

A constituição de competências cognitivas e socioemocionais, essenciais para a construção de um Projeto de Vida, será a partir de propostas com intencionalidade educativa, ou seja, o professor/ mediador levará em consideração todos os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento a serem alcançados, valorizando as especificidades de cada criança.

Aprender a nomear e lidar com seus sentimentos, conviver de maneira agradável com as pessoas e entender a importância dos valores humanos são habilidades que podem ser desenvolvidas desde cedo. 

O educador e pesquisador José Moran, fala sobre a importância de construirmos projetos de vida na educação: 

“O projeto de vida bem desenhado é do interesse de todos, porque nos ajuda a propor perguntas fundamentais, a buscar as respostas possíveis, a fazer escolhas difíceis e a avaliar continuamente nosso percurso. Isso dará sentido e prazer ao aprender em todos os espaços e tempos e de múltiplas formas, em cada etapa da nossa vida. Muitas pessoas não desenvolvem esse autoconhecimento, a capacidade de perceber-se, avaliar-se, transformar-se. Isso pode ser ensinado em qualquer etapa da vida; quanto antes, melhor.”

O professor, sem dúvidas, é um dos recursos mais valiosos para a formação integral do aluno, que garantirá o seu direito de conviver, brincar, participar, explorar, expressar-se e conhecer-se, aspectos fundamentais na construção de um Projeto de Vida. Para estruturar este trabalho, a Metodologia OPEE está presente em turmas de Educação InfantiI de 5 anos em diversas regiões do Brasil, comprovando que falar sobre os sentimentos, convivência e valores desde cedo torna-se um grande diferencial na vida dos alunos. 

E para garantir um recurso didático, que será um aliado ainda mais forte para a escola, temos uma grande novidade! A Metodologia OPEE se estenderá para os alunos da Educação Infantil a partir dos 4 anos. Em 2022, com nossa coleção “Projeto de Vida e Atitude Empreendedora” totalmente alinhada a BNCC, alunos de todo o Brasil poderão ser impactados com propostas que os desenvolvam integralmente. Confira os títulos dos módulos propostos para serem trabalhados ao longo do ano letivo: 

Saiba mais sobre a coleção: https://www.youtube.com/watch?v=nui1tHNEAsU

E para ir além no entendimento das temáticas Projeto de Vida e Atitude Empreendedora, não deixe de conferir: https://www.opee.com.br/projeto-de-vida-e-atitude-empreendedora/

 

Texto: Ellen Sassaki | Foto: Deposiphotos