Contato

+55 11 5071.0454

opee@opee.com.br

Endereço

Rua das Rosas, 172 - Mirandópolis, São Paulo/SP

Encontro OPEE

Centenas de professores por projetos de vida com atitude

Centenas de educadores reunidos com um único propósito: fazer da educação a grande possibilidade para a transformação da sociedade no sentido de mais colaboração, mais atitude, mais conexão entre escolas e famílias e menos preconceitos. O II Encontro de Educadores OPEE 2017, chamado de “Projeto de vida com atitude”, foi um sucesso, e reuniu centenas de pessoas em São Paulo, no dia 19 de agosto.

No evento, foi anunciada a nova identidade visual e conceitual da OPEE, sigla que designava Orientação Profissional, Empregabilidade e Empreendedorismo e hoje é OPEE Educação, uma marca-mãe que agrega três submarcas: Metodologia OPEE, Escola para pais e Desafios contemporâneos. A nova identidade une tanto inovações visuais quanto de conteúdos.

No grafismo da marca, uma asa define a essência da OPEE: voar com sentido, por meio do conhecimento. “Sentido é direção. O ponto que norteia nossos caminhos, que inspira nossos sonhos e constrói nossas realidades. Sentido é significado. A tradução de nossas ações, de nossos encontros e buscas. Sentido é sentimento. As percepções e emoções que nos conectam com o outro e com o mundo”, explica o manifesto da nova marca.

Neste encontro com os educadores, as novidades foram apresentadas diante de muitos conteúdos conectados a ela, com palestrantes tanto da nossa equipe quanto convidados. Mariana Pires, da Rede Ubuntu, falou sobre a importância da conexão entre as pessoas por meio de um trabalho inovador chamado Eupreendedorismo; Tiago Tamborini trabalhou o desafio de educar as novas gerações, conectando escolas e família; Alessandra Borelli, coautora da coleção Cidadania Digital, abordou a era das conexões, os riscos e oportunidades do cyberespaço; Marcos Brogna, autor da Trilogia Contemporânea (Liberdade, Sustentabilidade e Diversidade) e coautor de “Diversidade e Sexualidade”, focou a compreensão e aceitação das diferenças como fundamentais para o ato de educar; e Leo Fraiman, idealizador da Metodologia OPEE, fechou falando da educação que permite a construção de projetos de vida com atitude, a alma da OPEE Educação.

Os educadores ainda trocaram experiências em momentos de interação e ganharam uma caneca com a nova logomarca, levando para casa uma lembrança de um encontro muito especial.

Mais leve e com visual moderno, a nova OPEE, ou OPEE Educação, é composta por:

- Metodologia OPEE: Coleção OPEE, sustentada nos eixos Autoconhecimento, Inteligência Emocional, Educação financeira, Escolha Profissional, Empregabilidade, Mercado de trabalho e Métodos de estudo, que atende da Educação Infantil ao Ensino Médio e já ajudou a construir o projeto de vida de mais de um milhão de alunos; Cidadania Digital, coleção para o Ensino Básico que traz conteúdos que auxiliam na construção da cidadania em tempos digitais; Oficinas de Empregabilidade, com 12 temas voltados para a educação focada no mercado de trabalho.

- Escola para pais: uma nova frente de conteúdos digitais que auxilia as famílias a aprenderem junto com seus filhos e construir com eles um projeto de vida de escolhas mais sustentáveis, sadias e felizes;

- Desafios contemporâneos: linha de atuação formada por projetos na área de diversidade, sustentabilidade, os limites da liberdade na era digital e sexualidade. Tem como base teórica os livros da Trilogia Contemporânea (com os títulos “Liberdade”, “Diversidade” e “Sustentabilidade”), voltados para educandos; “Diversidade e Sexualidade”, para quem educa em casa, na escola, na empresa e a si mesmo; e “Sexplicando”, que será lançado ainda este ano trabalhando a sexualidade com educandos.

O II Encontro OPEE Projeto de vida com atitude foi realizado no centro de eventos Rebouças, na capital paulista. O próximo encontro do tipo será no início do próximo ano, trazendo novas oportunidades de encontros presenciais de educadores que trabalham com os conteúdos OPEE Educação. A nova marca traduz um trabalho de consultoria feito pelas empresas Mercare e Pura Design, parceiras da OPEE Educação.